Início

facebook google linkedin youtube
FDS

No âmbito das medidas do Governo visando a melhoria do transporte público urbano de passageiros, o Ministério dos Transportes e Comunicações recebeu, na quinta-feira, 16 de Novembro, um lote de 80 autocarros doados pela República Popular da China e que deverão [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Escola Superior de Estudos Universitários de Nampula (ESEUNA), uma unidade orgânica da Universidade Politécnica, celebrou, recentemente, 10 anos de existência.


Dentre as actividades realizadas, para além de diversas manifestações culturais, como danças [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, defendeu a contínua promoção do trabalho digno em Moçambique que, fazendo parte da justiça social, prevê, entre outros, uma remuneração justa e igual salário [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações garantiu, esta quarta-feira, em Maputo, que a aeronave executiva Bombardier, modelo Challenger 850, com capacidade para 15 passageiros, não foi adquirida para o uso específico do Presidente da República.


A aeronave custou aos [ ... ]

Ler comunicado

O Standard Bank e a Shell vão apoiar e desenvolver o ecossistema empresarial moçambicano, através da implementação de um programa, que consiste no desenvolvimento de competências e conhecimentos necessários que permitam às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) desenvolverem-se.

Para a materialização deste propósito, o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, e o representante da Shell em Moçambique, Alexandre Battaglia, assinaram, esta quarta-feira, 15 de Março, em Maputo, um memorando de entendimento, visando a implementação do Programa de Desenvolvimento Empresarial.

O Programa vai focar-se em cinco pilares, sendo de destacar o de cultivo de mentalidades empresariais em Moçambique, através de exposição das Pequenas e Médias Empresas e jovens empreendedores à metodologia de conceptualização de ideias de negócios; e o de incubação de empresas, provendo ferramentas para a criação e validação do MVP – Produto Mínimo Viável.
Intervindo, na ocasião, o administrador delegado do Standard Bank referiu que a inovação e a educação financeira são de grande importância para o crescimento das empresas, razão pela qual constituem os pilares do Programa de Desenvolvimento Empresarial ora lançado.

“Este programa será implementado a nível nacional, sendo que algumas actividades serão concentradas em Pemba, onde no ano passado realizámos a primeira semana de empreendedorismo para dinamizar o ecossistema local”, disse Chuma Nwokocha.
Acrescentou que, em Maputo, a incubadora do Standard Bank, um espaço que está a ser concebido para que jovens empreendedores e empresas em fase embrionária encontrem os recursos que necessitam para crescer, será o palco de grande parte das actividades que constituem pilares desta parceria.

Por sua vez, Alexandre Battaglia, representante da Shell em Moçambique, sustentou que incentivar o desenvolvimento de empresas locais é uma componente essencial do sucesso.

O representante da Shell em Moçambique explicou que a cooperação entre a sua instituição e o Standard Bank teve início no ano passado com a semana de empreendedorismo em Pemba, província de Cabo Delgado, e a Lionesses of Africa.
“Pudemos apreciar o dinamismo e a experiência do Standard Bank, bem como os benefícios da sua presença em todo o País”, destacou Alexandre Battaglia.

Importa realçar que o Programa de Desenvolvimento Empresarial vai identificar as MPMEs existentes com alto potencial de crescimento numa determinada região e as indústrias específicas, de interesse mútuo tanto para a banco quanto para a Shell, e apoiar essas empresas a ultrapassar os obstáculos ou desafios que impedem o seu crescimento e escalabilidade.

De acordo com o índice Global de Empreendedorismo de 2016, Moçambique está actualmente colocado na posição 116, num universo de 132 países, no que se refere ao desenvolvimento do empreendedorismo, o que demonstra claramente que o País tem um longo caminho a percorrer nesta área, com enfoque na criação de um ecossistema para apoiar adequadamente as pequenas e médias empresas a alcançar os objectivos desejados.

 

Assinatura de memorando de entendimento entre Standard Bank e Shell

Assinatura de memorando de entendimento entre Standard Bank e Shell

 

Troca de pastas

Troca de pastas

 

Alexandre Battaglia Representante da Shell em Moçambique

Alexandre Battaglia Representante da Shell em Moçambique

 

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

 

Foto de família

Foto de família

 

Leandro Paul

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

+258 823007740
+258 843007740
+258 21321946

António Dias

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+258 823140960
+258 843140960
+258 21321945

FDS Fim de Semana, Lda

Agência de Comunicação e Imagem
Avenida 25 de Setembro, Nº1123,
1º Andar, Flat D-E-F
Prédio Cardoso
Maputo, Moçambique