Final da Taça Moçambique mcel realiza-se neste sábado
27/10/2017Pessoas portadoras de deficiência devem deixar de ter um papel secundário nos tribunais
27/10/2017Aeroporto de Maputo pronto a receber mais companhias nacionais e estrangeiras
O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou na quinta-feira, 26 de Outubro, as áreas de manobra do Aeroporto Internacional de Maputo, que beneficiaram de obras de reabilitação e modernização.
As obras consistiram na repavimentação, na totalidade, das pistas principal e secundária, com 3.660 e 1.700 metros de extensão, respectivamente. Igualmente, foram reconstruídas e repavimentadas a base e sub-base de algumas secções dos caminhos de circulação, bem como ampliadas as bermas para acomodar aeronaves de grande porte, como é o caso do Boeing 777.
Adicionalmente, foram executadas outras obras que compreenderam a construção de uma nova área de estacionamento de aeronaves no terminal de carga, a substituição total do sistema de sinalização luminosa das pistas, e a reconstrução e ampliação da placa de estacionamento do terminal doméstico.
Foi também construída uma nova linha do hidrante e novas posições de reabastecimento às aeronaves, o que vai dispensar o recurso a viaturas, para além da colocação do novo sistema de iluminação da pista, sinalização das áreas de movimento, luzes de aproximação e iluminação da plataforma de estacionamento do terminal de carga.
Assim, a infra-estrutura está em condições de responder à demanda de tráfego resultante da abertura dos corredores domésticos a novos operadores, bem como às regulamentações nacionais e internacionais no que diz respeito à qualidade do pavimento, drenagem, atrito e geometria.
No seu discurso, Filipe Nyusi referiu que, com a reabilitação e modernização das áreas de manobra, o Aeroporto Internacional de Maputo passa a oferecer maior segurança e espaço de movimentação e fluidez na circulação das aeronaves, o que constitui uma mais-valia para os operadores e utentes.
Com este passo significativo, segundo o Presidente da República, “o aeroporto passa a reunir condições para responder cabalmente à decisão do Governo de abrir oportunidades para a entrada de mais companhias nacionais e estrangeiras para a exploração de rotas domésticas no espaço aéreo”.
Por seu turno, o embaixador da França, Bruno Clerc, considerou que o fim do processo de reabilitação e modernização, que incluiu a instalação de equipamento de alta qualidade, vai permitir ao Aeroporto Internacional de Maputo transformar-se num centro de conexão regional incontornável.
Para o diplomata, “a reabilitação e a modernização das áreas de manobra permitem que a empresa Aeroportos de Moçambique continue a responder ao crescimento do fluxo de passageiros que o País e a região estão a registar”.
Refira-se que as obras de reabilitação e modernização das áreas de manobra do Aeroporto Internacional de Maputo custaram cerca de 70 milhões de dólares, financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento e pelo Banco Europeu de Investimento.
Momento de descerramento da placa
Filipe Nyusi recebendo explicações do director do Aeroporto Internacional de Maputo
Momento da visita à pista principal
Filipe Nyusi Presidente da República
Bruno Clerc Embaixador da França
Foto de família