A Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), instituição autónoma, sem fins lucrativos, parceira da Universidade Politécnica, conta desde 1 de Julho de 2015, com um Coordenador de Programas.
Trata-se do Mestre Arnaldo Nhavoto que, entre os anos 1994 e 2000, ocupou o cargo de ministro da Educação no Governo de Joaquim Chissano, para além de ter sido director do International Institute for Capacity Building in Africa, da UNESCO, de 2010 a 2015.
A indicação do Mestre Arnaldo Nhavoto, de acordo com a Professora Doutora Rosânia da Silva, Directora Executiva da FUNDE, visa reforçar os quadros do organismo com vista a conferir maior dinamismo tendo em conta o crescente número de projectos.
“A FUNDE já tem três anos e durante esse tempo crescemos significativamente, o que quer dizer que o número de projectos aumentou, sendo que alguns deles são complexos. Por isso, sentimos a necessidade de trazer alguém com perfil e competências para exercer este cargo”, explicou a Professora Doutora Rosânia da Silva.
“É necessário garantir que os programas sejam implementados segundo os termos de referência e que sejam prestadas contas aos doadores, financiadores, etc. Igualmente, é necessário que os programas tenham impacto e que sejam cumpridas as metas estabelecidas na sua concepção”, acrescentou.
Por seu turno, o Mestre Arnaldo Nhavoto considerou que a sua indicação para o cargo de coordenador de programas representa um desafio: “Há um esforço que tem de ser empreendido, para que possa satisfazer as expectativas. Vou procurar realizar com maior eficácia e eficiência os objectivos da FUNDE”.
Encontro de apresentação do novo Coordenador de Programas Arnaldo Nhavoto
Arnaldo Nhavoto – Coordenador de Programas da FUNDE
Rosânia da Silva – Directora Executiva da FUNDE