O Instituto de Directores de Moçambique (IoDmz) defende a necessidade de os administradores e gestores de empresas conhecerem os instrumentos que os proteja na tomada de decisões inerentes às suas responsabilidades.
Esta necessidade deriva do facto de os gestores, directores e administradores estarem sujeitos a cometer erros ou omissões involuntários e intencionais, no processo de tomada de decisões devido à complexidade das suas funções na organização.
De acordo com David Jorge Seie, director executivo do Instituto de Directores de Moçambique, que falava quarta-feira, 20 de Abril, durante o encontro, “urge abrir o horizonte dos gestores sobre esta matéria pois estão sujeitos a cometer erros e omissões, independentemente de conhecerem os procedimentos e políticas da empresa que dirigem, incluindo os princípios básicos da ética, nomeadamente a integridade, respeito e responsabilidade”.
O encontro, com o tema “Senhores Administradores, estão protegidos em relação às decisões que tomam no exercício das suas funções?”, tinha como objectivo orientar e dotar os administradores, directores e gestores seniores de conhecimentos e habilidades suficientes para minimizar ou transferir o risco relacionado com as decisões que tomam sobre o negócio da organização.
Durante o seminário, que teve como orador Rúben Chivale, administrador delegado executivo da Índico Seguros, foram abordadas questões relativas à responsabilidade civil dos administradores, directores e gestores no que diz respeito ao impacto das decisões que tomam, entre outras questões.
Para Rúben Chivale, os administradores devem despertar para a seriedade da sua responsabilidade no dia-a-dia, “principalmente no actual contexto macroeconómico do País, que obriga a que o gestor seja ousado, criativo, corajoso, diligente e, acima de tudo, cuidadoso”.
Participaram no encontro membros do IoDmz, presidentes do conselhos de administração, administradores delegados, directores gerais, administradores executivos e não executivos, directores e gestores de entidades públicas e privadas, académicos e juristas.
Ruben Chivale, orador.
David Seie Director Executivo do Instituto de Directores de Moçambique
Participantes no encontro do Instituto de Directores de Moçambique