O átrio do Conselho Municipal da Cidade de Maputo – CMCM acolheu na quarta-feira, 23 de Novembro, a exposição Ciência e Consciência II, do artista plástico Pedro Mourana, também conhecido por PMourana.
Voltada para as questões ambientais, a exposição foi testemunhada por dezenas de convidados, entre personalidades do mundo cultural e político, familiares, bem como por amigos do artista plástico, que não quiseram perder a oportunidade de ver como PMourana usa a pintura para “consciencializar as pessoas a respeito do lixo”.
Como aliás referiu o artista plástico, a exposição patente no edifico sede do CMCM é, na verdade, “uma chamada à consciência humana para um problema que é de todos, nomeadamente do lixo”.
O objectivo desta exposição, segundo PMourana, é de reeducar as pessoas a respeito da problemática do lixo, partindo do princípio que “não basta às pessoas recolher o lixo, enquanto nós não soubermos evitar que haja lixo no nosso meio”.
“Isto é uma chamada de atenção e uma contribuição para que as nossas mentes possam transformar o lixo em luxo. Muitas das abordagens que estão aqui são para o luxo, ou seja, a ausência do lixo”, explicou PMourana, acrescentando que pretende, com as suas obras, “demonstrar o que é bom, visto que a nossa sociedade está poluída”.
Intervindo também durante a abertura da exposição, o vereador da Área de Salubridade e Cemitérios da capital do País, Florentino Ferreira, teceu vários elogios a PMourana, adjectivando-o de “militante abnegado do bem-estar de toda a humanidade”, particularmente no que ao meio-ambiente diz respeito.
“Na verdade, artistas como o notável Pedro Mourana representam uma preciosidade para a nossa sociedade”, fundamentou.
Florentino Ferreira assegurou ainda que “graças a Pedro Mourana conseguimos não só alimentar a alma com as suas talentosas criações, mas também nutrimos a consciência sobre a importância dos cuidados a ter com o nosso planeta”.
Importa referir que esta é a segunda exposição do projecto Ciência e Consciência de PMourana. A primeira teve lugar em Novembro de 2014.
Do seu palmarés constam diversas exposições individuais e colectivas, dentro e fora do País. Em 1994 venceu o concurso para a elaboração do logotipo da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e concebeu, em 2014, o logotipo das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
Exposição Ciências e Consciência de Pedro Mourana
Pedro Mourana artista plástico
Florentino Ferreira Vereador da Área de Salubridade e Cemitérios do Conselho Municipal da Cidade de Maputo
Parte de quadros da exposição Ciências e Consciência de Pedro Mourana