• pt
Mesa que presidiu o Seminário de Negócios entre Moçambique e Finlândia
Finlandeses lamentam o baixo volume de trocas comerciais com Moçambique
10/12/2015
Entrega simbólica das carteiras à EPC de Chissano
Para escolas nas províncias de Gaza e Zambézia: Odebrecht oferece 1.600 carteiras
15/12/2015

Associações económicas da CTA já têm instalações fixas

Mesa que presidiu a apresentação da Casa das Federações ao Governo

O Director do Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI), uma instituição adstrita ao Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, Abdul Mussuale, visitou quinta-feira, 10 de Dezembro, as instalações da Federação Nacional das Associações Agrárias de Moçambique (FENAGRI), com vista a inteirar-se da sua organização e seu funcionamento.
Segundo Abdul Mussuale, a visita surge da necessidade de conhecer as condições em que trabalham as organizações que actuam no sector da agricultura e que são interlocutoras do Governo nesta área.
“É mais fácil trabalhar com as organizações, quando estas têm instalações. Este local servirá para a FENAGRI manter encontros com os diversos parceiros, incluindo o Governo, colher contribuições e auscultar as preocupações dos agricultores e, caso necessário, encaminhá-las ao Governo. A agricultura é a base de desenvolvimento do País e o trabalho deste tipo de organizações é importante”, disse o Director do CEPAGRI.
Por seu turno, Hipólito Hamela, Director Executivo da FENAGRI, referiu-se à necessidade de o Governo, através do CEPAGRI, uma instituição adstrita ao Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, olhar para as associações dos agricultores como parceiras.
“Notamos que o Governo, por vezes, toma decisões importantes no sector da agricultura sem auscultar as associações, em particular a FENAGRI, que reúne todas as associações agrárias do País. Estas decisões reflectem-se no trabalho do agricultor, por isso é importante que ele seja ouvido”, frisou Hipólito Hamela.
As instalações onde funciona actualmente a Federação Nacional das Associações Agrárias de Moçambique foram cedidas em Abril último, pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), como forma de promover um movimento associativo cada vez mais forte, participativo e capaz de advogar a criação de um melhor ambiente de negócios no País.
Para além da Federação Nacional das Associações Agrárias de Moçambique (FENAGRI), funcionam nas mesmas instalações a Federação Moçambicana da Associação dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO), a Federação Moçambicana dos Empreiteiros (FME) e a Federação Moçambicana de Hotelaria e Turismo (FEMOTUR).
Conforme explicou Luís Sitoe, Director Executivo da CTA, “ao cedermos estas instalações, pretendemos criar condições mínimas de trabalho para os membros da CTA ao assegurá-los um endereço físico, afim de criar as bases que lhes permitam trabalhar e desenvolver os pilares para a sua sustentabilidade técnica e financeira.

 

Mesa que presidiu a apresentação da Casa das Federações ao Governo

Mesa que presidiu a apresentação da Casa das Federações ao Governo

 

Novas estalações da FENAGRI

Novas instalações da FENAGRI

 

Abdul Mussuale Director do CEPAGRI

Abdul Mussuale Director do CEPAGRI

 

Hipólito Hamela Director Executivo da FENAGRI

Hipólito Hamela Director Executivo da FENAGRI

 

Luís Sitoe Director Executivo da CTA

Luís Sitoe Director Executivo da CTA