• pt
Mesa que presidiu o XXII Conselho de Directores da CFM
Perto de 60 milhões USD: Mesquita insta CFM a ser mais rigorosa na cobrança dos seus créditos
23/02/2018
Ricardo Fernandes responsável da área de Segurança Informática do Standard Bank
Standard Bank apoia Hack Tech Talk sobre segurança de software
24/02/2018

Com apoio da Noruega: Escola Superior de Ciências Náuticas vai ser revitalizada

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações min

Moçambique e o Reino da Noruega vão trabalhar para a revitalização da Escola Superior de Ciências Náuticas de Moçambique. O entendimento foi formalizado na quinta-feira, 22 de Fevereiro, entre o Ministério dos Transportes e Comunicações e a empresa OSM África Limited, integrante na delegação nórdica que visitou o País.

O memorando rubricado estabelece que a OSM África Lda vai efectuar, num prazo de quatro meses, um estudo de viabilidade para o desenvolvimento do projecto de reposicionamento da Escola Superior de Ciências Náuticas de Moçambique como um Centro de Excelência na Formação de Liderança Marítima Global.

Falando por ocasião da assinatura do Memorando, o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita disse que a disponibilidade da Noruega em apoiar Moçambique na revitalização da Escola Superior de Ciências Náuticas aparece numa altura, em que o País está a trabalhar para a revitalização da cabotagem marítima, para além de estar a receber importantes projectos que vão necessitar de quadros competentes da área da marinha mercante.

“Este entendimento surge como resultado do trabalho de mobilização de parcerias para a certificação internacional da Escola Superior de Ciências Náuticas, de modo a produzir quadros com capacidade para responder às necessidades da cabotagem marítima nacional, pescas e da logística dos hidrocarbonetos do País, bem como da logística marítima no contexto global” disse Mesquita.

Para o vice–ministro de Desenvolvimento Internacional da Noruega, que igualmente testemunhou a assinatura do Memorando de Entendimento com o MTC, esta é uma janela para o estreitamento das relações de cooperação entre Moçambique e a Noruega que deve ser capitalizada, aguardando, com expectativa os resultados e propostas concretas a serem apresentadas pelo estudo de viabilidade a ser realizado.

Assinaram o memorando, Pedro Inglês, secretário permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações e Basílio Gianouris, director de operações e apoio da OSM, uma empresa de gestão de tripulação marítima de liderança global com mais de 27 escritórios a nível mundial.

 

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações min