• pt
Foto em família
No valor de cinco milhões de meticais: Renovado contrato de patrocínio entre a mcel e Liga Moçambicana de Futebol
20/01/2016
Jimmy Dludlu convidado especial do Festival da Marrabenta
Com a participação de Jimmy Dludlu: IX edição Festival da Marrabenta vai homenagear Nanando
26/01/2016

Com o apoio do Standard Bank: Emitidos perto de 4.500 documentos de identificação no mais populoso bairro de Pemba

Algumas das crianças beneficiárias do projecto cidadania

Com o objectivo de impulsionar o gozo efectivo da cidadania às populações mais carenciadas, o Standard Bank promoveu, entre os dias 18 e 20 de Janeiro ultimo, no município de Pemba, província de Cabo Delgado, a emissão gratuita de um total de 4.410 documentos, nomeadamente títulos de identificação para Bilhetes de Identidade, Cédulas Pessoais e NUIT-Número Único de Identificação Tributária.
Iniciada em Agosto de 2011, esta campanha visa facilitar o acesso dos cidadãos a documentos de identificação civil e tributária, bem como contribuir para a melhoria das estatísticas de registo a nível nacional e o alargamento da base tributária.
Neste contexto, durante três dias consecutivos, no populoso bairro Alto Gingone, as brigadas móveis da Direcção Nacional de Identificação Civil, do Registo e Notariado e da Autoridade Tributária de Moçambique processaram 1.739 títulos de identificação para Bilhetes de Identidade, 2.324 NUIT e 347 Registos de Nascimento, respectivamente.
A propósito, o Administrador Delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, referiu que este projecto social se “enquadra na responsabilidade social do Banco e foi concebido para facultar aos cidadãos desfavorecidos, dos vários pontos do País, a obtenção de documentos importantes, criando condições de bem-estar para as comunidades onde o Banco opera”.

“Acabamos de inaugurar a nova agência de Cariacó, aqui em Pemba, e, para além de sermos um parceiro financeiro, temos consciência de que um cidadão sem documentos de identificação é privado de gozar vários direitos fundamentais, incluindo o de ter uma conta bancária, por isso é que proporcionámos aos munícipes de Pemba a oportunidade de obter documentos pessoais, sem nenhum custo”, frisou.
Por sua vez, o secretário do bairro Alto Gingone, Abdul Razak Issufo, manifestou a sua gratidão pelo facto de, pela segunda vez, o Standard Bank ter escolhido o seu bairro para desenvolver esta actividade de cidadania.

“O bairro Alto Gingone é o mais populoso do município de Pemba, com cerca de 52 mil habitantes na sua maioria jovens que enfrentam dificuldades de vária ordem para obter documentos pessoais essenciais, daí que a ajuda do Standard Bank reveste-se de capital importância ao permitir que muitas crianças e jovens possam frequentar a escola e habilitar-se às vagas para o emprego, respectivamente”, destacou Abdul Razak Issufo.

Após ter tratado dos títulos de identificação para Bilhetes de Identidade para dois filhos e um sobrinho menor de idade, Carminda Dapona destacou a importância do projecto para a comunidade: “O Banco está a ajudar a muita gente, porque muitas famílias não têm dinheiro para registar as crianças e tratar do BI. Que façam mais vezes para abranger maior número de pessoas necessitadas”.

Importa salientar que esta é a segunda vez que o município de Pemba beneficia do projecto de cidadania do Standard Bank. A primeira ocorreu, em 2014, tendo sido emitidos gratuitamente 1.417 NUIT, 1.346 títulos de identificação para Bilhetes de Identidade biométricos e 300 Cédulas Pessoais.

 

Algumas das crianças beneficiárias do projecto cidadania

Algumas das crianças beneficiárias do projecto cidadania

 

 

 

Carminda Dapona Beneficiária do projecto cidadania

Carminda Dapona Beneficiária do projecto cidadania

 

Emissão de Bilhetes de Identidade

Emissão de Bilhetes de Identidade

 

Campanha de Cidadania no bairro Alto Gingone

Campanha de Cidadania no bairro Alto Gingone

 

Abdul Razak Issufo Secretário do bairro Alto Gingone

Abdul Razak Issufo Secretário do bairro Alto Gingone

 

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank