• pt
Final em femininos
Comunicado mcel sobre Basquete Show
31/10/2015
Mesa que presidiu o Seminário Contact Agronegócio Moçambique
Comunicado da CTA sobre o seminário Contact Agronegócio Moçambique
02/11/2015

Comunicado do Standard Bank sobre Dia Mundial da Poupança

Palestra sobre educação financeira promovida pelo Standard Bank

Actividades culturais e uma feira aberta ao público, onde instituições financeiras expuseram vários produtos e serviços de poupança, incluindo a possibilidade de abertura de contas bancárias, marcaram a cerimónia central das comemorações pelo Dia Mundial da Poupança, realizada, na sexta-feira, 30 de Outubro, na Escola Secundária da Matola, na província de Maputo.
Na ocasião, a Administradora do Banco de Moçambique, Joana Matsombe, referiu que o acesso aos serviços financeiros é um elemento essencial e um requisito básico para oferecer oportunidades de melhoria de condições de vida aos cidadãos e de desenvolvimento económico do País.
“Tal como o acesso à água, luz e educação, os serviços financeiros criam novas opções e um futuro melhor para todos nós. Por isso, comecemos a poupar e canalizemos as nossas poupanças para um banco, onde o dinheiro estará guardado em segurança”, indicou Joana Matsombe.
Este é o segundo ano consecutivo em que se celebra, no País, o Dia Mundial da Poupança, com uma várias iniciativas inseridas no projecto de Educação Financeira do Banco de Moçambique.
Na qualidade de um dos bancos comerciais parceiro do Banco Central, o Standard Bank formou ao longo do ano professores na Escola Secundária Josina Machel e no Instituto Comercial, em Maputo, Escola Secundária de Tete e na Escola Secundária de Nampula, para que estes passem a formar os estudantes das suas respectivas escolas, no contexto do projecto de Educação Financeira.
Abordada no decurso da abertura oficial das comemorações pelo Dia Mundial da Poupança (DDP), na Escola Secundária da Matola, Hélia Campos, representante do Standard Bank, explicou que o banco associou-se ao projecto de Educação Financeira como forma de promover a inclusão financeira dos cidadãos e a bancarização da sociedade.
“Mesmo antes do apelo do Banco Central, o Standard Bank já ministrava palestras sobre educação financeira em algumas escolas do País, no âmbito da estratégia de desenvolvimento do sector financeiro, aprovado pelo Governo, em Abril de 2013, que define como uma das condições para melhorar e o uso dos serviços financeiros a necessidade de se implementar políticas e acções estratégicas”, frisou Hélia Campos.
Este ano, para além de palestras, o Standard Bank participou com um stand na feira, promovida pelo Banco de Moçambique, na Escola Secundária da Matola, onde realizou um concurso denominado “Quem sabe poupar”, com o objectivo de aferir o nível de conhecimentos dos estudantes sobre aspectos básicos da poupança.
Importa salientar que o governo alemão, através da KfW, assegurou o apoio técnico e financeiro necessário para a celebração desta data.

 

Palestra sobre educação financeira promovida pelo Standard Bank

Palestra sobre educação financeira promovida pelo Standard Bank

 

 

Joana David Matsombe Administradora do Banco de Moçambique

Joana David Matsombe Administradora do Banco de Moçambique

 

Hélia Campos Directora de Recursos Humanos do Standard Bank

Hélia Campos Directora de Recursos Humanos do Standard Bank

 

Participantes na cerimónia do Dia Mundial da Poupança 1Participantes na cerimónia do Dia Mundial da Poupança