Comunicado: Seminário da CTA sobre IVA na Agricultura
22/10/2015Comunicado AIESEC: Conferência nacional alusiva ao 6º aniversário
23/10/2015Comunicado mcel: assinatura de memorando de entendimento com MJD
A operadora de telefonia móvel mcel-Moçambique Celular assinou esta sexta-feira, 23 de Outubro, um memorando de entendimento com o Ministério da Juventude e Desportos com vista a promover a participação activa dos adolescentes e jovens no desenvolvimento da capacidade de avaliar, criticar e tomar decisões sobre a sua vida, em especial no debate aberto de temas ligados à saúde sexual, reprodutivo e prevenção do HIV/SIDA.
Com este memorando, a mcel, através do seu programa de responsabilidade social corporativa, irá disponibilizar ao Ministério da Juventude e Desportos a plataforma de SMS U-Report para a divulgação massiva a nível nacional de informações sobre questões ligadas à saúde sexual, reprodutiva e prevenção do HIV/SIDA.
O memorando será implementado através do programa SMS BIZ, uma iniciativa que permite o envio, por parte dos adolescentes e jovens, de dúvidas e perguntas sobre a saúde sexual e reprodutiva e HIV/SIDA via SMS, as quais serão respondidas por conselheiros devidamente treinados.
Prevê-se que no primeiro ano desta iniciativa-piloto, mais de 50 mil adolescentes e jovens sejam atingidos na cidade de Maputo e nas províncias de Gaza, Zambézia e Nampula, sendo que, para tal, deverão registar-se através do envio de uma simples SMS com a palavra “Juntar” para o número 92222.
O Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, realçou o facto de este programa ser um veículo de informação sobre a saúde sexual e reprodutiva, factor importante na luta contra o HIV/SIDA.
“Os jovens já não precisam de percorrer longas distâncias para encontrar uma unidade sanitária para obter esclarecimentos relativamente à sua sexualidade. Este programa vai poupar tempo e permitir que os jovens sejam mais saudáveis”, considera Alberto Nkutumula.
Por seu turno, o representante do UNICEF em Moçambique, Marcoluigi Corsi, parceiro do programa, apelou para a necessidade de, a par desta iniciativa, “redobrarmos as nossas acções para que cada adolescente e jovem possa aceder à informação personalizada para se proteger do HIV/SIDA e ter mais saúde”.
Para a mcel, representada por Felícia Nhama, Responsável pela Responsabilidade Social Corporativa, o programa SMS BIZ reveste-se de capital importância na medida em que “irá levar à população moçambicana informação útil e célere sobre saúde pública e, por via disso, aumentar o nível de conhecimento por parte dos adolescentes e jovens”.
Dados indicam que os adolescentes jovens com idades compreendidas entre os 15 e 24 anos de idade apresentam uma percentagem de 7.9% de prevalência do HIV/SIDA, sendo que as raparigas são três vezes mais afectadas que os homens, particularmente nas áreas urbanas do País.
Importa realçar que o presente memorando igualmente assinado com as empresas de telefonia móvel Movitel e Vodacom, no âmbito da “Iniciativa SMS BIZ” representa um avanço na realização do direitos dos adolescentes e jovens moçambicanos a viverem com melhores oportunidades de alcançar os seus direitos mais fundamentais, através de uma ferramenta de tecnologia para o desenvolvimento.
Acto da assinatura do memorando entre a mcel e o INJ
Alberto Nkutumula Ministro da Juventude e Desportos
Felícia Nhama representante da mcel
Marcoluigi Corsi representante do UNICEF
Foto de família