Na sequência da campanha de mobilização e envolvimento do empresariado nacional, na mitigação dos efeitos das calamidades naturais que ciclicamente assolam o País, lançada no princípio do ano, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) entregou esta sexta-feira, 13 de Março, ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), um donativo estimado em cerca de 3.5 milhões de meticais, como sua contribuição no apoio às vítimas das cheias, nas regiões Centro e Norte.
Constituído por produtos alimentares, roupa, utensílios domésticos e outro tipo de bens, o donativo é resultado das angariações feitas pela CTA, junto dos seus membros e parceiros e representa o contributo do sector privado às acções de assistência às vítimas, levadas a cabo pelo INGC.
A entrega deste donativo é, segundo Maria de Assunção Abdula, responsável da Comissão de Responsabilidade Social da CTA, o culminar do compromisso que se assumiu perante o INGC, no sentido de prestar apoio sempre que necessário. “As calamidades naturais são cíclicas no nosso País e temos de ajudar os nossos concidadãos”, disse.
A responsável da Comissão de Responsabilidade Social da CTA acrescentou que este é o segundo donativo que a agremiação oferece ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, tendo a primeira sido entregue na cidade de Quelimane, província da Zambézia, a mais afectada pelas cheias.
Por seu turno, Higino Rodrigues, director nacional do Gabinete de Coordenação da Reconstrução do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, louvou o gesto da CTA e referiu que o donativo irá contribuir para a melhoria das condições das populações afectadas.
“A oferta da CTA vai ajudar na assistência às mais de 230 mil pessoas afectadas nas regiões Centro e Norte do País. São bens e produtos de que eles necessitam neste momento”, referiu aquele responsável.
Entrega simbólica do Donativo ao INGC pela CTA
Parte de Produtos oferecidos ao INGC pela CTA
Maria da Assunção Abdula – responsável da Comissão de Responsabilidade Social da CTA
Higino Rodrigues – Director Nacional do Gabinete de Coordenação de Reconstrução do INGC