• pt
Encontro CTA com a imprensa
Por ocasião dos seus 20 anos: CTA lança Prémio de Jornalismo sobre o Diálogo Público-Privado
26/04/2016
Mesa que presidiu o XX Conselho de Directores da empresa CFM
Crescimento de 34% em resultados operacionais: CFM atingiram 2.7 mil milhões de meticais em 2015
28/04/2016

Empresários turcos promovem oportunidades de negócios em Moçambique

Agostinho Vuma Vice Presidente da CTA

Teve lugar, nesta quinta-feira, 28 de Abril, na cidade de Maputo, o Fórum Empresarial Moçambique – Turquia, um encontro que juntou, na mesma sala, empresários de diversas áreas de interesse dos dois países.

Este evento foi organizado pela Embaixada da Turquia, em parceria com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique – CTA, e decorre numa altura em que uma missão empresarial turca, composta por 40 empresários, encontra-se em Moçambique, entre os dias 27 e 30 de Abril, com o propósito de desenvolver relações comerciais com o empresariado nacional.
O Fórum Empresarial Moçambique – Turquia teve como objectivo principal a promoção de oportunidades de negócio em Moçambique, nas áreas de construção, logística, máquinas diversas, material eléctrico e electrónico, electrodomésticos, produtos alimentares, equipamento naval, metais, têxteis, madeira, floresta, mobiliário, agricultura, automóvel, energia, gás e educação.
Conforme explicou o vice-presidente da CTA, Agostinho Vuma, neste encontro foram apresentadas e discutidas as mais-valias de Moçambique no que diz respeito ao ambiente de negócios e às questões fiscais, tendo como horizonte a promoção de um desenvolvimento sustentável, sob ponto de vista económico, ambiental e social no nosso País.

“Conjuntamente, estivemos a trocar informações e estamos confiantes de que, neste fórum, os empresários turcos encontraram uma oportunidade ímpar de interagir com a contra-parte moçambicana e, por conseguinte, estabelecer parcerias económicas, trocar experiências e identificar oportunidades nos diferentes ramos de negócio”, referiu Agostinho Vuma.

Por ser o terceiro Fórum Empresarial entre os homens de negócio de Moçambique e da Turquia, o representante da CTA considerou tratar-se de uma inequívoca demonstração do interesse de ambas partes em dinamizar as relações comerciais entre os dois países, com base no que considera de “win-win”, ou seja, nas parcerias com benefícios mútuos.

“Hoje, a Turquia posiciona-se na décima posição na lista dos maiores investidores em Moçambique. É um investimento muito alto e considerável pelo que, a CTA, em parceria com o Governo, tem vindo a envidar esforços para a criação de estratégias e reformas políticas capazes de impulsionar o desenvolvimento económico do País”, enalteceu Vuma, sustentando que, neste momento, trabalha-se arduamente para a eliminação de uma barreira fiscal relacionada com a dupla tributação económica dos lucros dos investidores turcos.
Agostinho Vuma revelou, ainda, que o próximo fórum terá lugar este ano, encontro no qual espera que “os empresários turcos digam-nos que já desenvolveram parcerias com empresários moçambicanos em diversos sectores”.

 

Agostinho Vuma Vice Presidente da CTA

Agostinho Vuma Vice Presidente da CTA

 

Participantes no encontro entre empresários da Turquia e Moçambique

Participantes no encontro entre empresários da Turquia e Moçambique