Press Release

Notice: Undefined variable: html in /home/fimdesemanaco/public_html/plugins/content/fastsocialshare/fastsocialshare.php on line 207

A abertura do Moçambola 2018, no último sábado, 3 de Março, em Chibuto, foi marcada por apelos do Standard Bank e da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) ao Fair play, verdade desportiva e pontaria dos atacantes para que o campeonato seja repleto de golos.

 

Na cerimónia, que antecedeu ao jogo inaugural entre o Clube de Chibuto e o Desportivo de Nacala, o membro do Conselho de Administração do Standard Bank, António Macamo, falando em representação dos patrocinadores, apelou aos clubes e adeptos a pautarem por uma postura de Fair play, de modo a evitar que os estádios se transformem em “campos de batalha”.

 

Os apelos de António Macamo foram também extensivos aos árbitros, que “devem deixar que os jogadores sejam o centro das atenções, pois só assim é que estarão a prestigiar este campeonato, pautando por uma postura de rigorosidade e integridade na realização do vosso trabalho”.

 

Na ocasião, António Macamo explicou que o investimento do Standard Bank, parceiro mais antigo do Moçambola, data desde 2009. A fonte frisou que o banco já canalizou mais de 70 milhões de Meticais ao campeonato, com o objectivo único e exclusivo de engrandecer o futebol nacional.

 

“Tudo que fazemos no Moçambola é para inspirar as gerações vindouras, criar bases para que Moçambique chegue aos melhores palcos do futebol mundial e, acima de tudo, para proporcionar momentos de alegria ao povo moçambicano”, disse o membro do Conselho de Administração do Standard Bank, que reiterou o patrocínio do banco a esta prova pelo menos até 2020.

 

Por seu turno, o presidente da LMF, Ananias Couana, fez coro às palavras do membro do Conselho de Administração do Standard Bank relativamente à necessidade da observância do Fair play durante o campeonato.

 

“Aos treinadores, dirigentes, jogadores e adeptos apelamos para que encarem os jogos com muita dedicação e vontade de vencer, mas tendo em conta que no futebol há três resultados possíveis: a vitória, o empate e a derrota”, referiu Ananias Couana.

 

Porém, acrescentou o presidente da LMF, “a derrota não pode degenerar em violência ou actos de pancadaria nos nossos recintos desportivos. Precisamos, todos, de cultivar o espírito de Fair play e emprestar o nosso brilho e profissionalismo ao futebol”.

 

No que se refere ao jogo, os atacantes de Chibuto e de Nacala não conseguiram responder ao apelo de golos efectuado pelo banco oficial do Moçambola, tendo a partida terminado sem abertura de contagem.

 

Ananias Couana presidente da Liga Moçambicana de Futebol

Ananias Couana presidente da Liga Moçambicana de Futebol

 

António Macamo membro do Conselho de Administração do Standard Bank

António Macamo membro do Conselho de Administração do Standard Bank

 

Fase do jogo

Fase do jogo

 

Público 1

Público

 

FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, reitera a necessidade de o desenvolvimento do ramo portuário estar alinhado com o transporte ferroviário como forma de assegurar a necessária competitividade e eficiência das infra-estruturas.


Para o [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O projecto Agro-Jovem, uma iniciativa da Gapi-Sociedade de Investimentos financiado pela Danida, acaba de conceder, na província de Sofala, financiamentos a dois projectos avícolas de jovens estudantes universitários, no valor total de um milhão e trezentos mil meticais.

 

Estes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, prevê para breve a introdução na cidade da Beira do sistema integrado de transportes de passageiros composto por automotoras e autocarros (Metrobus), através duma parceria entre o Governo e um operador [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC-Moçambique) realiza, entre os dias 27 e 30 de Abril, na cidade de Maputo, uma conferência internacional de liderança, denominada Mozambique Leadership Seminar (MozLDS 2018), [ ... ]

Ler comunicado
FDS

No âmbito da concepção e desenvolvimento da plataforma de gestão do Sistema de Informação do Mercado do Trabalho (SIMT), o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) reuniu-se na quinta-feira, 26 de Abril, com diversas fontes relevantes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A abundância de recursos energéticos, em Moçambique, sugere a existência de um potencial de produção de energia eléctrica de aproximadamente 14 GigaWatt (GW), dos quais 5.7GW poderão ser desenvolvidos, num futuro breve, a partir de recursos hídricos, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Prova Anual de Vida (PAV) dos pensionistas do Sistema de Segurança Social que, pela primeira vez será de forma biométrica, inicia esta quinta-feira, 26 de Abril, em todo o País.

 

O acto central do lançamento da PAV terá lugar no distrito de Monapo, na [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A equipa sénior masculina da Universidade Politécnica sagrou-se campeã da Taça Maputo em basquetebol ao derrotar, no sábado, 21 de Abril, na final, o Ferroviário de Maputo por 75-62.

 

Foi uma partida bastante renhida, embora a Universidade Politécnica [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Hidroeléctrica de Laúca, localizada no rio Kuanza e com uma potencia total de 2.070 MW, está prestes a tornar-se na maior central hidroeléctrica de Angola.

 

O terceiro grupo gerador vai entrar em funcionamento no final de Abril, o que vai permitir ultrapassar a produção [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Standard Bank apoia a realização, de 24 a 26 de Abril, em Maputo, da sexta edição da conferência Mozambique Mining Oil and Energy (MMEC), que visa debater sobre as diversas oportunidades de investimento que o País oferece nos sectores de mineração, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Instituto de Ética da África de Sul (TEI), em parceria com o Instituto de Directores de Moçambique (IODmz), realiza, entre os dias 16 e 19 de Abril, em Maputo, o primeiro Programa de Formação para Oficiais de Ética (EOTP).


Participam nesta formação [ ... ]

Ler comunicado
Mais Comunicados

Leandro Paul

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

+258 823007740
+258 843007740
+258 21321946

António Dias

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

+258 823140960
+258 843140960
+258 21321945

FDS Fim de Semana, Lda

Agência de Comunicação e Imagem
Avenida 25 de Setembro, Nº1123,
1º Andar, Flat D-E-F
Prédio Cardoso
Maputo, Moçambique