Press Release

Notice: Undefined variable: html in /home/fimdesemanaco/public_html/plugins/content/fastsocialshare/fastsocialshare.php on line 207

O Governo vai solicitar à Cornelder de Moçambique (CdM) a realização de investimentos para o aumento da capacidade instalada nos terminais de Contentores e de Carga Geral do Porto da Beira, para alavancar o desenvolvimento do País, em especial da região Centro.


Com efeito, o Conselho de Ministros aprovou, recentemente, uma proposta de resolução que solicita que a concessionária do Porto da Beira apresente um Plano de Investimentos para garantir o aumento da capacidade do Porto.


Neste contexto, prevê-se que a concessionária invista no aumento da capacidade do terminal de contentores, aumento da capacidade do terminal de carga geral, em sistemas e infraestruturas de segurança portuária em linha com as exigências do "ISPS Code" e desenvolvimento do capital humano.


A realização de investimentos no aumento de capacidade do porto da Beira revela-se crucial para a viabilização de importantes investimentos públicos em curso, como sejam a reabilitação da N6, reabilitação da linha férrea de Machipanda e a dragagem do canal de acesso ao Porto da Beira.


Em virtude do término do actual contrato de concessão estar previsto para 2023, ou seja, dentro de 5 anos, e os investimentos a realizar terem um horizonte temporal que vai muito além dos 5 anos, o Governo entende que será necessário conceder uma extensão antecipada, ao invés de esperar pelo término do actual contrato de concessão. Aliás, esta é uma prática que vem sendo seguida pelo Governo, ao nível das concessões portuárias estabelecidas no País. Recorde-se que, em Junho de 2010, o Governo autorizou a extensão do Acordo de Concessão do Porto de Maputo (MPDC), por um período de 15 anos, justamente para garantir os investimentos adicionais.


Ao longo dos 19 anos que dura a concessão, a Cornelder de Moçambique tem demostrado ser um concessionário exemplar, com bom desempenho comercial e operacional, sendo também um grande contribuinte para o Tesouro do Estado.


Nestes termos, o Governo instou a concessionária a realizar, quanto antes, investimentos no aumento da capacidade das suas infraestruturas, equipamentos e tecnologias de informação e comunicação, de modo a que o Corredor da Beira não perca a sua competitividade relativamente aos outros corredores da Região.


Na proposta de resolução, o Governo solicita à Cornelder de Moçambique a apresentação de um Plano de Investimentos para os próximos anos, na base do qual irá decidir sobre o período de extensão do contrato de concessão a conceder. A CdM tem 60 dias para submeter o referido Plano de Investimentos ao Ministro da Indústria e Comércio.

 

cornelder de mocambique fds fimdesemana

FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, reitera a necessidade de o desenvolvimento do ramo portuário estar alinhado com o transporte ferroviário como forma de assegurar a necessária competitividade e eficiência das infra-estruturas.


Para o [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O projecto Agro-Jovem, uma iniciativa da Gapi-Sociedade de Investimentos financiado pela Danida, acaba de conceder, na província de Sofala, financiamentos a dois projectos avícolas de jovens estudantes universitários, no valor total de um milhão e trezentos mil meticais.

 

Estes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, prevê para breve a introdução na cidade da Beira do sistema integrado de transportes de passageiros composto por automotoras e autocarros (Metrobus), através duma parceria entre o Governo e um operador [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC-Moçambique) realiza, entre os dias 27 e 30 de Abril, na cidade de Maputo, uma conferência internacional de liderança, denominada Mozambique Leadership Seminar (MozLDS 2018), [ ... ]

Ler comunicado
FDS

No âmbito da concepção e desenvolvimento da plataforma de gestão do Sistema de Informação do Mercado do Trabalho (SIMT), o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) reuniu-se na quinta-feira, 26 de Abril, com diversas fontes relevantes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A abundância de recursos energéticos, em Moçambique, sugere a existência de um potencial de produção de energia eléctrica de aproximadamente 14 GigaWatt (GW), dos quais 5.7GW poderão ser desenvolvidos, num futuro breve, a partir de recursos hídricos, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Prova Anual de Vida (PAV) dos pensionistas do Sistema de Segurança Social que, pela primeira vez será de forma biométrica, inicia esta quinta-feira, 26 de Abril, em todo o País.

 

O acto central do lançamento da PAV terá lugar no distrito de Monapo, na [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A equipa sénior masculina da Universidade Politécnica sagrou-se campeã da Taça Maputo em basquetebol ao derrotar, no sábado, 21 de Abril, na final, o Ferroviário de Maputo por 75-62.

 

Foi uma partida bastante renhida, embora a Universidade Politécnica [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Hidroeléctrica de Laúca, localizada no rio Kuanza e com uma potencia total de 2.070 MW, está prestes a tornar-se na maior central hidroeléctrica de Angola.

 

O terceiro grupo gerador vai entrar em funcionamento no final de Abril, o que vai permitir ultrapassar a produção [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Standard Bank apoia a realização, de 24 a 26 de Abril, em Maputo, da sexta edição da conferência Mozambique Mining Oil and Energy (MMEC), que visa debater sobre as diversas oportunidades de investimento que o País oferece nos sectores de mineração, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Instituto de Ética da África de Sul (TEI), em parceria com o Instituto de Directores de Moçambique (IODmz), realiza, entre os dias 16 e 19 de Abril, em Maputo, o primeiro Programa de Formação para Oficiais de Ética (EOTP).


Participam nesta formação [ ... ]

Ler comunicado
Mais Comunicados

Leandro Paul

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

+258 823007740
+258 843007740
+258 21321946

António Dias

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

+258 823140960
+258 843140960
+258 21321945

FDS Fim de Semana, Lda

Agência de Comunicação e Imagem
Avenida 25 de Setembro, Nº1123,
1º Andar, Flat D-E-F
Prédio Cardoso
Maputo, Moçambique