Press Release

Notice: Undefined variable: html in /home/fimdesemanaco/public_html/plugins/content/fastsocialshare/fastsocialshare.php on line 207

No âmbito da implementação do Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO), o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), ao nível da Delegação Provincial de Maputo, migrou, com sucesso, 82.24% do total de pensionistas existentes neste ponto do País.

 

A poucos dias do período previsto para a conclusão do processo de migração digital da informação de pensionistas para a base de dados, facto que permitirá, no próximo mês de Abril, a realização, pela primeira vez, da Prova Anual de Vida (PAV) digital, o INSS assegura ter migrado, na província de Maputo, 6.215 pensionistas, de um total 9.658.

 

Este número de pensionistas que já figuram no sistema digital, corresponde a 82.24% do universo de pensionistas de diversas prestações, estando por migrar os restantes 3.443, correspondentes a 17.76%.

 

Durante a migração, dos 6.215 pensionistas para o sistema digital, o INSS avança terem sido detectados 634 processos que não migraram por diversas irregularidades, entre elas a existência de processos suspensos por terem sido fixados de forma fraudulenta, pensionistas que apresentam valores superiores aos que deveriam auferir, pensionistas já falecidos que continuavam a constar da relação de pagamentos, bem como a existência de pensionistas suspensos, por falta da realização da prova anual de vida.

 

Num outro quadro, tocante ao trabalho de averiguação dos resultados da PAV, relativo ao ano de 2017, o INSS, ao nível da Delegação Provincial de Maputo, constatou que seis pensionistas apresentam uma similaridade preocupante que, a prior, indiciava ser um produto de actos fraudulentos.

 

As referidas pensões têm, em comum, o facto de as contribuições, que as determinaram, terem sido introduzidas e/ou modificadas pelo mesmo funcionário, afecto a esta delegação.

 

Está a correr um processo disciplinar, contra este funcionário por estar implicado na alteração de dados do sistema, para melhorar e permitir que, mais dois pensionistas se beneficiassem, ilicitamente, de pensões.

 

Este funcionário aliciava os “pensionistas” através de chamadas telefónicas, prometendo agilizar o processo desde que para tal o "agradecessem", com valores que variam entre os cinco e os dez mil meticais.

 

Portanto, em troca de pouco mais de cinquenta mil meticais, permitiu que o sistema apresentasse um registo fictício de contribuições, que no caso em apreço rondam os 808.295,85 meticais.

 

Apesar destas constatações, o INSS assegura que a Delegação Provincial de Maputo, em conjunto com o Departamento de Auditoria Interna Central, continuam a fazer o trabalho de averiguação das irregularidades.

 

Importa referir que o processo de digitalização de dados, que decorre no âmbito da implantação do Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO), já foi realizado nas províncias de Inhambane, Gaza, Manica e Niassa, estando, actualmente, as brigadas técnicas do INSS a trabalhar nas restantes delegações provinciais.

 

Para além de permitir a realização da Prova Anual de Vida, de forma mais fiável, através do reconhecimento facial e impressão digital, a digitalização de dados dos pensionistas vai, também, contribuir para a redução do tempo de espera para o pagamento das prestações.

 

inss

FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, reitera a necessidade de o desenvolvimento do ramo portuário estar alinhado com o transporte ferroviário como forma de assegurar a necessária competitividade e eficiência das infra-estruturas.


Para o [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O projecto Agro-Jovem, uma iniciativa da Gapi-Sociedade de Investimentos financiado pela Danida, acaba de conceder, na província de Sofala, financiamentos a dois projectos avícolas de jovens estudantes universitários, no valor total de um milhão e trezentos mil meticais.

 

Estes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, prevê para breve a introdução na cidade da Beira do sistema integrado de transportes de passageiros composto por automotoras e autocarros (Metrobus), através duma parceria entre o Governo e um operador [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC-Moçambique) realiza, entre os dias 27 e 30 de Abril, na cidade de Maputo, uma conferência internacional de liderança, denominada Mozambique Leadership Seminar (MozLDS 2018), [ ... ]

Ler comunicado
FDS

No âmbito da concepção e desenvolvimento da plataforma de gestão do Sistema de Informação do Mercado do Trabalho (SIMT), o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) reuniu-se na quinta-feira, 26 de Abril, com diversas fontes relevantes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A abundância de recursos energéticos, em Moçambique, sugere a existência de um potencial de produção de energia eléctrica de aproximadamente 14 GigaWatt (GW), dos quais 5.7GW poderão ser desenvolvidos, num futuro breve, a partir de recursos hídricos, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Prova Anual de Vida (PAV) dos pensionistas do Sistema de Segurança Social que, pela primeira vez será de forma biométrica, inicia esta quinta-feira, 26 de Abril, em todo o País.

 

O acto central do lançamento da PAV terá lugar no distrito de Monapo, na [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A equipa sénior masculina da Universidade Politécnica sagrou-se campeã da Taça Maputo em basquetebol ao derrotar, no sábado, 21 de Abril, na final, o Ferroviário de Maputo por 75-62.

 

Foi uma partida bastante renhida, embora a Universidade Politécnica [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Hidroeléctrica de Laúca, localizada no rio Kuanza e com uma potencia total de 2.070 MW, está prestes a tornar-se na maior central hidroeléctrica de Angola.

 

O terceiro grupo gerador vai entrar em funcionamento no final de Abril, o que vai permitir ultrapassar a produção [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Standard Bank apoia a realização, de 24 a 26 de Abril, em Maputo, da sexta edição da conferência Mozambique Mining Oil and Energy (MMEC), que visa debater sobre as diversas oportunidades de investimento que o País oferece nos sectores de mineração, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Instituto de Ética da África de Sul (TEI), em parceria com o Instituto de Directores de Moçambique (IODmz), realiza, entre os dias 16 e 19 de Abril, em Maputo, o primeiro Programa de Formação para Oficiais de Ética (EOTP).


Participam nesta formação [ ... ]

Ler comunicado
Mais Comunicados

Leandro Paul

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

+258 823007740
+258 843007740
+258 21321946

António Dias

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

+258 823140960
+258 843140960
+258 21321945

FDS Fim de Semana, Lda

Agência de Comunicação e Imagem
Avenida 25 de Setembro, Nº1123,
1º Andar, Flat D-E-F
Prédio Cardoso
Maputo, Moçambique