Press Release

Notice: Undefined variable: html in /home/fimdesemanaco/public_html/plugins/content/fastsocialshare/fastsocialshare.php on line 207

O INSS-Instituto Nacional de Segurança Social procedeu, até 16 de Março, na província de Gaza, à migração de 1.750 processos, de um total de 2.196 pensionistas e 2.051 processos de pensões.


Iniciado em Janeiro do corrente ano, o trabalho de migração de processos de pensionistas para a base de dados, bem como a automatização do cálculo para a fixação das prestações, enquadra-se no cumprimento do Programa de Informatização Global do Sistema de Segurança Social Obrigatória.


Trata-se da segunda fase da implantação do SISSMO (Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique), igualmente, conhecida como “Fase Pagamento”.


Neste momento, segundo consta, falta por migrar um total de 311 processos, dos quais 224 estão pendentes, 77 são irregulares e 10 foram suspensos/cancelados.


Os processos pendentes resultaram da falta de regularização do extracto de contribuições dos beneficiários no sistema, falta de fichas de processamento de pensões no âmbito da transferência de pensionistas de outras delegações provinciais para Gaza, bem como a necessidade do recálculo de algumas pensões de sobrevivência em virtude dos filhos dos beneficiários terem atingido a maioridade.


Os processos irregulares são resultantes da divergência de alguns nomes ou falta de certos documentos dos requerentes e ainda a falta de comprovativos de pagamento de reservas matemáticas e diferença de contribuições.


Os suspensos/cancelados resultam da falta de preenchimento de requisitos estabelecidos para a fixação das pensões, os quais deveriam ter sido indeferidos, como são os casos de beneficiários que requereram a pensão de invalidez com mais de 60 anos, tendo posteriormente passado, automaticamente, para a pensão de velhice, sem reunir as condições para o efeito e de filhos de beneficiários falecidos a receberem pensão de sobrevivência, tendo atingido 18, 21 ou 25 anos, sem as respectivas declarações de frequência de ensino médio ou superior.
Importa realçar que estão a decorrer a nível interno, diligências para se apurar as reais motivações que ditaram o processamento das pensões, ora irregulares e canceladas, de forma a apurar responsabilidades disciplinares e/ou criminais.


Por outro lado, a delegação provincial do INSS de Gaza está a desenvolver acções de notificação directa e comunicação de pensionistas envolvidos na situação de pendência, irregularidade e suspensão de pensões, com vista a aproximarem-se das instalações da delegação e direcções distritais do INSS para perceberem as razões que levaram à suspensão/cancelamento da sua pensão e, em situação de necessidade, colherem esclarecimentos ou apoiarem na regularização do seu processo.


Prevista para 31 de Março, a conclusão deste processo, em Gaza, vai permitir a redução do prazo do pagamento das pensões dos actuais 30 dias que a lei prevê para 15 dias, sendo que os subsídios passarão de 30 dias para 7 dias, com excepção do subsídio de funeral, que continuará a ser pago no mesmo dia da solicitação.


Ainda no quadro das reformas, visando a melhoria da prestação de serviços, a Prova Anual de Vida (PAV) de pensionistas vai decorrer este ano no período de Abril a Junho, de forma digitalizada, para conferir maior fiabilidade ao processo.

 

inss

FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, reitera a necessidade de o desenvolvimento do ramo portuário estar alinhado com o transporte ferroviário como forma de assegurar a necessária competitividade e eficiência das infra-estruturas.


Para o [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O projecto Agro-Jovem, uma iniciativa da Gapi-Sociedade de Investimentos financiado pela Danida, acaba de conceder, na província de Sofala, financiamentos a dois projectos avícolas de jovens estudantes universitários, no valor total de um milhão e trezentos mil meticais.

 

Estes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, prevê para breve a introdução na cidade da Beira do sistema integrado de transportes de passageiros composto por automotoras e autocarros (Metrobus), através duma parceria entre o Governo e um operador [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC-Moçambique) realiza, entre os dias 27 e 30 de Abril, na cidade de Maputo, uma conferência internacional de liderança, denominada Mozambique Leadership Seminar (MozLDS 2018), [ ... ]

Ler comunicado
FDS

No âmbito da concepção e desenvolvimento da plataforma de gestão do Sistema de Informação do Mercado do Trabalho (SIMT), o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) reuniu-se na quinta-feira, 26 de Abril, com diversas fontes relevantes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A abundância de recursos energéticos, em Moçambique, sugere a existência de um potencial de produção de energia eléctrica de aproximadamente 14 GigaWatt (GW), dos quais 5.7GW poderão ser desenvolvidos, num futuro breve, a partir de recursos hídricos, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Prova Anual de Vida (PAV) dos pensionistas do Sistema de Segurança Social que, pela primeira vez será de forma biométrica, inicia esta quinta-feira, 26 de Abril, em todo o País.

 

O acto central do lançamento da PAV terá lugar no distrito de Monapo, na [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A equipa sénior masculina da Universidade Politécnica sagrou-se campeã da Taça Maputo em basquetebol ao derrotar, no sábado, 21 de Abril, na final, o Ferroviário de Maputo por 75-62.

 

Foi uma partida bastante renhida, embora a Universidade Politécnica [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Hidroeléctrica de Laúca, localizada no rio Kuanza e com uma potencia total de 2.070 MW, está prestes a tornar-se na maior central hidroeléctrica de Angola.

 

O terceiro grupo gerador vai entrar em funcionamento no final de Abril, o que vai permitir ultrapassar a produção [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Standard Bank apoia a realização, de 24 a 26 de Abril, em Maputo, da sexta edição da conferência Mozambique Mining Oil and Energy (MMEC), que visa debater sobre as diversas oportunidades de investimento que o País oferece nos sectores de mineração, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Instituto de Ética da África de Sul (TEI), em parceria com o Instituto de Directores de Moçambique (IODmz), realiza, entre os dias 16 e 19 de Abril, em Maputo, o primeiro Programa de Formação para Oficiais de Ética (EOTP).


Participam nesta formação [ ... ]

Ler comunicado
Mais Comunicados

Leandro Paul

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

+258 823007740
+258 843007740
+258 21321946

António Dias

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

+258 823140960
+258 843140960
+258 21321945

FDS Fim de Semana, Lda

Agência de Comunicação e Imagem
Avenida 25 de Setembro, Nº1123,
1º Andar, Flat D-E-F
Prédio Cardoso
Maputo, Moçambique