Press Release

Notice: Undefined variable: html in /home/fimdesemanaco/public_html/plugins/content/fastsocialshare/fastsocialshare.php on line 207

O Grupo Odebrecht S.A. continua em processo de revisão da sua estrutura organizacional, bem como dos seus sistemas de conformidade. Com efeito, acaba de anunciar novas políticas e novos nomes para as suas empresas.

 

Uma das mudanças avançadas por este grupo, também presente em Moçambique, materializou-se ao nível do Conselho de Administração da companhia, no qual a holding Odebrecht S.A. deixou de desempenhar um papel mais activo na operação diária das subsidiárias.

 

Conforme explicou Marcos Lessa, director de marketing da Holding Odebrecht S.A., com esta mudança, “a actuação da holding passou a ser restrita ao Conselho, numa postura de arquitectura estratégica e sem intervenção directa nas empresas subsidiárias”.

 

Mais adiante, acrescentou sobre a adopção da obrigatoriedade de pelos 20% dos membros do Conselho de Administração serem independentes, ou seja, sem qualquer ligação com a companhia.

 

No tocante à Conformidade, a fonte referiu que a Odebrecht aumentou a sua equipa dedicada a esta área, que desde Julho de 2017 passou a dispor de 63 funcionários, contra 30 em 2015.

 

Outro dado avançado por Marcos Lessa indica que esta companhia decidiu avançar com a mudança de nomes de quatro subsidiárias, das sete que detém actualmente.

 

A Odebrecht Realizações Imobiliárias passou a designar-se OR, tendo igualmente alterado o seu logo; a Braskem retirou o vermelho do seu logo, passando a ser azul e amarelo; a Odebrecht Agroindustrial passou a designar-se Atvos, enquanto a Odebrecht Óleo e Gás agora chama-se Ocyan.

Sobre estas alterações, o director de marketing deste grupo assegurou que “cada empresa teve autonomia para fazer, ou não, a própria mudança, não havendo, para este efeito, discussões para mudar o nome da holding”.

 

Outra alteração implementada pela Odebrecht está relacionada com a política de pessoas, sendo que a grande diferença entre a antiga e a nova, reside no tamanho dos documentos.

 

Conforme avançou o vice-presidente de Pessoas e Organização da Odebrecht, “a política anterior era muito longa, com um nível de detalhe que não era convidativo à leitura”.

 

“Para garantir que as pessoas leiam os documentos com mais frequência, a nova versão é bem mais resumida, levando, em vez de 23 pontos, apenas 8 escritos em 19 páginas”, concluiu.

 

Odebrecht

FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, reitera a necessidade de o desenvolvimento do ramo portuário estar alinhado com o transporte ferroviário como forma de assegurar a necessária competitividade e eficiência das infra-estruturas.


Para o [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O projecto Agro-Jovem, uma iniciativa da Gapi-Sociedade de Investimentos financiado pela Danida, acaba de conceder, na província de Sofala, financiamentos a dois projectos avícolas de jovens estudantes universitários, no valor total de um milhão e trezentos mil meticais.

 

Estes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, prevê para breve a introdução na cidade da Beira do sistema integrado de transportes de passageiros composto por automotoras e autocarros (Metrobus), através duma parceria entre o Governo e um operador [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC-Moçambique) realiza, entre os dias 27 e 30 de Abril, na cidade de Maputo, uma conferência internacional de liderança, denominada Mozambique Leadership Seminar (MozLDS 2018), [ ... ]

Ler comunicado
FDS

No âmbito da concepção e desenvolvimento da plataforma de gestão do Sistema de Informação do Mercado do Trabalho (SIMT), o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) reuniu-se na quinta-feira, 26 de Abril, com diversas fontes relevantes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A abundância de recursos energéticos, em Moçambique, sugere a existência de um potencial de produção de energia eléctrica de aproximadamente 14 GigaWatt (GW), dos quais 5.7GW poderão ser desenvolvidos, num futuro breve, a partir de recursos hídricos, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Prova Anual de Vida (PAV) dos pensionistas do Sistema de Segurança Social que, pela primeira vez será de forma biométrica, inicia esta quinta-feira, 26 de Abril, em todo o País.

 

O acto central do lançamento da PAV terá lugar no distrito de Monapo, na [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A equipa sénior masculina da Universidade Politécnica sagrou-se campeã da Taça Maputo em basquetebol ao derrotar, no sábado, 21 de Abril, na final, o Ferroviário de Maputo por 75-62.

 

Foi uma partida bastante renhida, embora a Universidade Politécnica [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Hidroeléctrica de Laúca, localizada no rio Kuanza e com uma potencia total de 2.070 MW, está prestes a tornar-se na maior central hidroeléctrica de Angola.

 

O terceiro grupo gerador vai entrar em funcionamento no final de Abril, o que vai permitir ultrapassar a produção [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Standard Bank apoia a realização, de 24 a 26 de Abril, em Maputo, da sexta edição da conferência Mozambique Mining Oil and Energy (MMEC), que visa debater sobre as diversas oportunidades de investimento que o País oferece nos sectores de mineração, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Instituto de Ética da África de Sul (TEI), em parceria com o Instituto de Directores de Moçambique (IODmz), realiza, entre os dias 16 e 19 de Abril, em Maputo, o primeiro Programa de Formação para Oficiais de Ética (EOTP).


Participam nesta formação [ ... ]

Ler comunicado
Mais Comunicados

Leandro Paul

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

+258 823007740
+258 843007740
+258 21321946

António Dias

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

+258 823140960
+258 843140960
+258 21321945

FDS Fim de Semana, Lda

Agência de Comunicação e Imagem
Avenida 25 de Setembro, Nº1123,
1º Andar, Flat D-E-F
Prédio Cardoso
Maputo, Moçambique