Press Release

Notice: Undefined variable: html in /home/fimdesemanaco/public_html/plugins/content/fastsocialshare/fastsocialshare.php on line 207

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, manifestou, na segunda-feira, 9 de Abril, em Maputo, o desejo de ver o sistema integrado de transporte, denominado Metrobus, a aumentar a frequência dos comboios, funcionando todo o dia, em regime pendular, e não apenas nas horas de ponta como tem acontecido até agora.

 

O governante fez este pronunciamento, momentos após ter efectuado, nas primeiras horas da manhã, uma viagem no Metrobus, a partir da Estação da Machava, numa automotora, até à Estação Central, e daqui, num autocarro do projecto, para o bairro da Sommerschield.

Fazendo uma breve avaliação do projecto, Carlos Mesquita considerou tratar-se de bom serviço: “Interagi com vários passageiros de todas as classes e disseram-me que é um serviço que era já esperado no País e que tem que continuar”, disse.

 

A visita do governante ao Metrobus tinha por objectivo aferir a fiabilidade e o funcionamento deste subsistema de transporte, numa altura em que o Governo tem estado a desenvolver uma série de iniciativas para a melhoria do sistema de mobilidade urbana ao nível nacional e particularmente na área metropolitana de Maputo.

 

“O Metrobus é um dos sistemas que achamos que tem muita utilidade e serventia para o registo mais adequado dos horários de circulação de vários passageiros quer sejam trabalhadores, estudantes, comerciantes, entre outros”, indicou Carlos Mesquita.

 

Por outro lado, o titular do pelouro dos Transportes e Comunicações apontou que a fiabilidade e cumprimento de horários é fundamental neste projecto, assim como o nível de satisfação dos utilizadores.

 

“Constatámos que ainda existe algum trabalho por realizar, pois continua a preocupar-me a existência de parques de estacionamento nas estações, por onde inicia e termina o serviço do Metrobus, o que acontece também com o transporte ferroviário de passageiros da empresa CFM-Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique”, afirmou, acrescentando estar em curso a criação de condições mais adequadas de parqueamento de viaturas dos utentes.

 

Por sua vez, Amade Camal, presidente do Conselho de Administração da Sir Motors, referiu que a implementação do Metrobus tem contado com a colaboração da CFM, o que vai permitir o aumento de canais, abertura de mais seccões, de forma a que se possa realizar mais comboios em vários horários, pois o Metrobus deve ser caracterizado pela rapidez e maior frequência.

 

“Estamos a transportar os passageiros normalmente. A bilhética tem sido um sucesso quer nos autocarros, quer no comboio. Tivemos desafios importantes em que as pessoas duvidavam da bilhética, o que já foi ultrapassado”, sustentou Amade camal, manifestando, igualmente, a sua satisfação com o desempenho dos operadores do sistema.

 

Luísa Zandamela é uma utente do Metrobus há sensivelmente um mês. Abordada na Estação da Machava disse que o sistema trouxe alívio para os trabalhadores residentes na Machava, que ficavam horas a fio nos engarramentos.

 

“Eu já vivi na Europa, é assim mesmo. Eles usam bastante o metro e evita o stress”, concluiu Luísa Zandamela.

 

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações recebendo o seu passe do Metrobus

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações recebendo o seu passe do Metrobus

 

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações interagindo com os utentes do Metrobus

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações interagindo com os utentes do Metrobus

 

Amade Camal PCA da Sir Motors

Amade Camal PCA da Sir Motors

 

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações

 

Utentes do Metrobus 2

Utentes do Metrobus

 

Utentes do Metrobus 3

Utentes do Metrobus

 

Utentes do Metrobus 4

Utentes do Metrobus

 

 

FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, reitera a necessidade de o desenvolvimento do ramo portuário estar alinhado com o transporte ferroviário como forma de assegurar a necessária competitividade e eficiência das infra-estruturas.


Para o [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O projecto Agro-Jovem, uma iniciativa da Gapi-Sociedade de Investimentos financiado pela Danida, acaba de conceder, na província de Sofala, financiamentos a dois projectos avícolas de jovens estudantes universitários, no valor total de um milhão e trezentos mil meticais.

 

Estes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, prevê para breve a introdução na cidade da Beira do sistema integrado de transportes de passageiros composto por automotoras e autocarros (Metrobus), através duma parceria entre o Governo e um operador [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC-Moçambique) realiza, entre os dias 27 e 30 de Abril, na cidade de Maputo, uma conferência internacional de liderança, denominada Mozambique Leadership Seminar (MozLDS 2018), [ ... ]

Ler comunicado
FDS

No âmbito da concepção e desenvolvimento da plataforma de gestão do Sistema de Informação do Mercado do Trabalho (SIMT), o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) reuniu-se na quinta-feira, 26 de Abril, com diversas fontes relevantes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A abundância de recursos energéticos, em Moçambique, sugere a existência de um potencial de produção de energia eléctrica de aproximadamente 14 GigaWatt (GW), dos quais 5.7GW poderão ser desenvolvidos, num futuro breve, a partir de recursos hídricos, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Prova Anual de Vida (PAV) dos pensionistas do Sistema de Segurança Social que, pela primeira vez será de forma biométrica, inicia esta quinta-feira, 26 de Abril, em todo o País.

 

O acto central do lançamento da PAV terá lugar no distrito de Monapo, na [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A equipa sénior masculina da Universidade Politécnica sagrou-se campeã da Taça Maputo em basquetebol ao derrotar, no sábado, 21 de Abril, na final, o Ferroviário de Maputo por 75-62.

 

Foi uma partida bastante renhida, embora a Universidade Politécnica [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Hidroeléctrica de Laúca, localizada no rio Kuanza e com uma potencia total de 2.070 MW, está prestes a tornar-se na maior central hidroeléctrica de Angola.

 

O terceiro grupo gerador vai entrar em funcionamento no final de Abril, o que vai permitir ultrapassar a produção [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Standard Bank apoia a realização, de 24 a 26 de Abril, em Maputo, da sexta edição da conferência Mozambique Mining Oil and Energy (MMEC), que visa debater sobre as diversas oportunidades de investimento que o País oferece nos sectores de mineração, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Instituto de Ética da África de Sul (TEI), em parceria com o Instituto de Directores de Moçambique (IODmz), realiza, entre os dias 16 e 19 de Abril, em Maputo, o primeiro Programa de Formação para Oficiais de Ética (EOTP).


Participam nesta formação [ ... ]

Ler comunicado
Mais Comunicados

Leandro Paul

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

+258 823007740
+258 843007740
+258 21321946

António Dias

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

+258 823140960
+258 843140960
+258 21321945

FDS Fim de Semana, Lda

Agência de Comunicação e Imagem
Avenida 25 de Setembro, Nº1123,
1º Andar, Flat D-E-F
Prédio Cardoso
Maputo, Moçambique