Press Release

Notice: Undefined variable: html in /home/fimdesemanaco/public_html/plugins/content/fastsocialshare/fastsocialshare.php on line 207

Um total de 957.000 empregos foi criado, no País, ao longo dos últimos três anos, de uma meta de 1.483.000 novos postos de trabalho previstos para o quinquénio 2015-2019.

 

Durante este mesmo período, foram ainda alocados 3.200 kits de auto-emprego, que resultaram em 9.000 postos de trabalho.

Estes dados foram tornados públicos na segunda-feira, 9 de Abril, em Maputo, durante a realização da primeira reunião entre o Instituto Nacional de Emprego (INEP) e os seus parceiros, um evento que decorreu sob o lema “Criando Sinergias para a Promoção do Emprego em Moçambique”.

 

A reunião foi dirigida pelo vice-ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), Oswaldo Petersburgo, que durante a sua intervenção contextualizou o evento, referindo que o mesmo tem por objectivo desenvolver sinergias, com vista à promoção do emprego para os moçambicanos, particularmente para os jovens.

 

“Este encontro foi agendado como um mecanismo de busca de sinergias e parcerias, no quadro da implementação do Programa Quinquenal do Governo, com particular incidência na Política do Emprego e no seu Plano de Implementação”, explicou.

 

Ainda no seu pronunciamento, o vice-ministro garantiu que o reforço da cooperação nacional e internacional é um dos suportes que contribui para a materialização da acção governativa nacional, “sendo que o MITESS considera vital a intervenção dos parceiros internacionais e nacionais na concretização da agenda do trabalho digno”.

 

“Esta relevância é ainda maior para o INEP, tendo em conta que é uma instituição nova, em actividade desde o ano 2017. Para a implementação das actividades que a sua missão impõe, o INEP necessita de parcerias com diferentes entidades pois, as questões de emprego, pela sua natureza, são sensíveis para além de transversais”, assegurou Oswaldo Petersburgo.

Por fim, o vice-ministro defendeu a necessidade de todos os parceiros se unirem em prol da promoção do emprego no País, por tratar-se de “uma valência social extremamente importante e também delicada para qualquer sociedade por ser, em primeira instância, o factor de geração de renda, da riqueza e do bem-estar social das famílias”.

 

Por essa razão, Petersburgo felicita aos jovens que não poupam esforços na busca de oportunidades de trabalho e emprego, por mérito próprio, lutam, conquistam o emprego e criam o seu trabalho, cultivando deste modo as qualidades individuais, aumentando a competência profissional e mantendo o emprego e trabalho.

 

“Como Governo, continuaremos com a campanha, VAGA NÃO SE PAGA” e encorajamos a todos a combater os males da corrupção, nepotismo, entre outros que prejudicam o acesso ao mercado de trabalho”, vincou o Vice-ministro.

 

Intervindo, por sua vez, neste evento, o director-geral do INEP, Juvenal Arcanjo Dengo, falou dos desafios que a sua instituição tem pela frente, nomeadamente na geração de novos postos de trabalho, bem como na promoção dos estágios profissionais.

 

“Para o presente ano, temos o desafio, como Governo, sendo que o INEP lidera a recolha destes dados, de gerar cerca de 360.000 empregos, promover 4.305 estágios pré-profissionais, bem como de alocar cerca de 300 kits para o auto-emprego”, adiantou, revelando, adiante, que é ainda missão deste instituto incentivar a criação de incubadoras para as empresas.

 

“Mas para alcançar estas metas, pensamos que as empresas e os nossos parceiros, presentes nesta reunião, podem dar um enorme contributo”, concluiu Juvenal Arcanjo Dengo.

 

Importa referir que o INEP é uma entidade pública, tutelada pelo MITESS, que presta serviços gratuitos de intermediação entre a oferta e a procura, de informação e orientação profissional. Promove a implementação da Política do Emprego, nos segmentos do auto-emprego, dos estágios profissionais e de informações sobre o mercado do trabalho.

 

Oswaldo Petersburgo Vice Ministro do Trabalho Emprego e Segurança Social

Oswaldo Petersburgo Vice Ministro do Trabalho Emprego e Segurança Social

 

Juvenal Arcanjo Dengo Director Geral do INEP

Juvenal Arcanjo Dengo Director Geral do INEP

 

Participantes

Participantes

FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, reitera a necessidade de o desenvolvimento do ramo portuário estar alinhado com o transporte ferroviário como forma de assegurar a necessária competitividade e eficiência das infra-estruturas.


Para o [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O projecto Agro-Jovem, uma iniciativa da Gapi-Sociedade de Investimentos financiado pela Danida, acaba de conceder, na província de Sofala, financiamentos a dois projectos avícolas de jovens estudantes universitários, no valor total de um milhão e trezentos mil meticais.

 

Estes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, prevê para breve a introdução na cidade da Beira do sistema integrado de transportes de passageiros composto por automotoras e autocarros (Metrobus), através duma parceria entre o Governo e um operador [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC-Moçambique) realiza, entre os dias 27 e 30 de Abril, na cidade de Maputo, uma conferência internacional de liderança, denominada Mozambique Leadership Seminar (MozLDS 2018), [ ... ]

Ler comunicado
FDS

No âmbito da concepção e desenvolvimento da plataforma de gestão do Sistema de Informação do Mercado do Trabalho (SIMT), o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) reuniu-se na quinta-feira, 26 de Abril, com diversas fontes relevantes [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A abundância de recursos energéticos, em Moçambique, sugere a existência de um potencial de produção de energia eléctrica de aproximadamente 14 GigaWatt (GW), dos quais 5.7GW poderão ser desenvolvidos, num futuro breve, a partir de recursos hídricos, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Prova Anual de Vida (PAV) dos pensionistas do Sistema de Segurança Social que, pela primeira vez será de forma biométrica, inicia esta quinta-feira, 26 de Abril, em todo o País.

 

O acto central do lançamento da PAV terá lugar no distrito de Monapo, na [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A equipa sénior masculina da Universidade Politécnica sagrou-se campeã da Taça Maputo em basquetebol ao derrotar, no sábado, 21 de Abril, na final, o Ferroviário de Maputo por 75-62.

 

Foi uma partida bastante renhida, embora a Universidade Politécnica [ ... ]

Ler comunicado
FDS

A Hidroeléctrica de Laúca, localizada no rio Kuanza e com uma potencia total de 2.070 MW, está prestes a tornar-se na maior central hidroeléctrica de Angola.

 

O terceiro grupo gerador vai entrar em funcionamento no final de Abril, o que vai permitir ultrapassar a produção [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Standard Bank apoia a realização, de 24 a 26 de Abril, em Maputo, da sexta edição da conferência Mozambique Mining Oil and Energy (MMEC), que visa debater sobre as diversas oportunidades de investimento que o País oferece nos sectores de mineração, [ ... ]

Ler comunicado
FDS

O Instituto de Ética da África de Sul (TEI), em parceria com o Instituto de Directores de Moçambique (IODmz), realiza, entre os dias 16 e 19 de Abril, em Maputo, o primeiro Programa de Formação para Oficiais de Ética (EOTP).


Participam nesta formação [ ... ]

Ler comunicado
Mais Comunicados

Leandro Paul

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

+258 823007740
+258 843007740
+258 21321946

António Dias

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

+258 823140960
+258 843140960
+258 21321945

FDS Fim de Semana, Lda

Agência de Comunicação e Imagem
Avenida 25 de Setembro, Nº1123,
1º Andar, Flat D-E-F
Prédio Cardoso
Maputo, Moçambique