Decorreu na sexta-feira, 27 de Janeiro, em Maputo, a abertura do ano lectivo da Escola Secundária das Acácias–ESDA, uma unidade orgânica da Universidade Politécnica.
A cerimónia foi dirigida pela directora geral das Escolas Secundárias da Politécnica e dos Institutos Médios Politécnicos daquela instituição privada de ensino superior, Natália Folgado, tendo contado com a presença do Pró-Reitor para o Desenvolvimento Institucional, Narciso Matos, de alunos, do corpo docente e directivo, bem como de pais e encarregados de educação.
No discurso que marcou a abertura do ano lectivo, Natália Folgado destacou que “a ESDA tem vindo a crescer de forma considerável”, na medida em que, para o presente ano lectivo, a escola conta com um universo de 930 alunos e 57 professores, contra os 867 estudantes e 58 docentes de 2016.
Este crescimento, segundo Natália Folgado, não reflecte apenas a referência que se tornou a escola, mas também “representa um grande desafio na busca e garantia de uma elevada qualidade do ensino e da formação de cidadãos para uma sociedade que se mostra mais exigente e competitiva”.
“O nosso principal objectivo é oferecer um ensino de qualidade, pelo que nos esforçamos para tal, o que passa pela selecção rigorosa de um conjunto de professores com qualificações e experiência docente de padrões elevados”, referiu.
Dirigindo-se exclusivamente aos pais e encarregados de educação, Natália Folgado instou-os a participarem activamente na vida dos seus educandos, numa colaboração estreita com a escola, por forma a que, conjuntamente, se possa levar avante o projecto educativo defendido pela ESDA.
No concernente ao aproveitamento escolar relativo ao ano passado, a directora geral das Escolas Secundárias e Institutos Médios Politécnicos revelou que o mesmo foi positivo, na medida em que a taxa de aprovação, na 8ª classe foi de 89%, 95% na 9ª, 91% nos exames nacionais da 10ª, 92% na 11ª e de 90% nos exames nacionais da 12ª classe.
Intervindo também na cerimónia, o Pró-Reitor, Narciso Matos, realçou por sua vez a formação humana na ESDA, assumindo que, “para além dos resultados académicos, é muito importante para nós que saiam daqui como cidadãos exemplares, que sabem estar na sociedade”.
Após a entrega das distinções aos alunos que fazem parte do Quadro de Honra de 2016, Narciso Matos defendeu que todos os alunos da ESDA deveriam ambicionar estar neste grupo.
“Peço-vos para que seja o primeiro compromisso de cada estudante. O nosso compromisso, como escola, é de trabalhar para que atinjam esses resultados e de preparar-vos, como defende o nosso hino, para que amanhã sejam estudantes da Universidade Politécnica”, manifestou.
Importa referir que teve lugar, ainda na sexta-feira, a cerimónia de abertura do ano lectivo do Instituto Médio Politécnico – IMEP, outra unidade orgânica da Universidade Politécnica, na qual foram também distinguidos os estudantes dos cursos médios que mais se destacaram ao longo do ano de 2016.
Mesa que presidiu a abertura do ano lectivo de 2017 da ESDA
Entrega de certificado a um dos melhores estudantes do IMEP
Narciso Matos Pró Reitor para o Desenvolvimento Institucional da Universidade Politécnica
Natália Folgado Directora da Escola Secundária das Acácias
Participantes na abertura do ano lectivo 2017 na Escola Secundária das Acácias
Foto de família