• pt
Lourenco do Rosario - Reitor da Politecnica
Ao escritor Mia Couto: Universidade Politécnica atribui doutoramento Honoris Causa
16/05/2015
Entrega o termo de posse ao Lourenço do Rosário Reitor da Universidade Politécnica após a tomada de posse
Augusto Jone: Ex-ministro da Educação reforça quadros da Universidade Politécnica
19/05/2015

Jorge de Oliveira lança “Pneu em Chamas”

Mesa que presidiu o Lancamento do Livro do Jorge de Oliveira

A literatura moçambicana conta, desde a última sexta-feira, 15 de Maio, com mais uma obra do escritor Jorge de Oliveira.
Intitulada “Pneu em Chamas”, a obra, um romance de 166 páginas, retrata um dia que se passa numa cidade cercada por uma personagem, um pneu em chamas. Segundo o autor, o livro fala também sobre as ambições, aspirações, reclamações de algumas pessoas em relação ao que se passa na sociedade.
Ungulani Ba Ka Khosa, também escritor, que fez a apresentação do livro, considera que Jorge de Oliveira optou, em “Pneu em Chamas”, por uma postura de envolvimento constante, preterindo a forma clássica de tempos vivos e mortos.
O narrador “guiou-se mais pelos tempos vivos, talvez pressionado pelo tempo do romance, que se passa num dia. Ele, o narrador, envolveu tudo porque quis criar uma atmosfera asfixiante e sufocante como o fumo do pneu”, explica Ungulani Ba Ka Khosa.
A publicação desta obra contou com o apoio da operadora da cultura moçambicana, mcel, que tem a tradição de associar o seu nome à literatura nacional e aos seus fazedores, tais como Paulina Chiziane, Eduardo White, entre outros.
Para Teodato Hunguana, Presidente do Conselho de Administração da mcel, o lançamento do livro “Pneu em Chamas” representa a “reafirmação do apoio que a operadora tem prestado à cultura moçambicana e à literatura”.
Jorge de Oliveira, nascido a 2 de Abril de 1971, em Maputo, para além de “Pneu em Chamas”, é autor dos romances “Dias Rasgados ao Meio”, “Chapas Desordenadas”, e da colectânea de contos “Quando os dias correm mal aos astros”.
Foi Presidente do Conselho Fiscal, Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos e coordenador, na década 90, da “Gazeta de Artes e Letras” da revista Tempo, um espaço de desfile literário obrigatório no universo da lingua portuguesa na época.

 

Mesa que presidiu  o Lancamento do Livro do Jorge de Oliveira

Mesa que presidiu  o Lancamento do Livro do Jorge de Oliveira

 

Jorge de Oliveira autor do livro

Jorge de Oliveira autor do livro

 

Assinatura de autografo

Assinatura de autografo

 

Ungulani Ba Ka Khosa escritor

Ungulani Ba Ka Khosa escritor

 

Teodato Hunguana PCA da mcel

Teodato Hunguana PCA da mcel