Nos EUA: Selecção nacional de Tang Soo Do conquista 14 medalhas de ouro, 2 de prata e 4 de bronze
05/07/2022Lições das intervenções pós Idai e Kenneth: Gapi investe em resiliência de pequenas empresas
13/07/2022Kátia Monteiro, Gerente do Centro de Negócios do Standard Bank: Mulheres da actual geração devem dar continuidade a lutas anteriormente travadas
“As mulheres da actual geração têm uma grande responsabilidade, pois devem dar continuidade a anos de luta que as outras travaram para conquistar um espaço na esfera política, económica e social”, considera Kátia Monteiro, Gerente do Centro de Negócios do Standard Bank, que participou, recentemente, na segunda edição virtual do Lioness Lean In Live Webinar deste ano, um evento de partilha de experiências e estabelecimento de parcerias entre mulheres, promovido pela Lionesses of Africa, em parceria com o banco e a Embaixada do Reino dos Países Baixos em Moçambique.
Para Kátia Monteiro, as mulheres devem empoderar-se a si mesmas para lograrem conquistar e consolidar o seu espaço, em particular no ramo dos negócios e, por via disso, alcançar a almejada independência financeira.
“Muitas já o fazem sem se aperceber. Umas por necessidade e outras porque buscam um sonho específico. Por isso, é importante que tenhamos esta aproximação [referindo-se ao Lioness Lean In Live Webinar], para falarmos com pessoas que tenham o mesmo sonho. Não podemos ter medo de lutar ou de mudar. Devemos, acima de tudo, conhecer os nossos pontos fortes e fracos para estarmos em melhor posição para dar os passos necessários para o sucesso”, sublinhou.
Kátia Monteiro foi secundada pela fundadora e directora executiva da Lionesses of Africa, Melanie Hawken, que refere que as mulheres podem desempenhar um papel importante na actual crise que o mundo atravessa, concretamente nos sectores alimentar e de combustíveis.
“Esta crise está a ter um impacto negativo nas nossas empresas e comunidades, principalmente porque estamos a sair de uma pandemia. Entretanto, se juntarmos um grupo de mulheres empreendedoras, é mais provável que encontremos uma solução. As mulheres têm uma incrível capacidade de se ajudar mutuamente nos negócios”, frisou Melanie Hawken.
A propósito, foi por acreditar na capacidade das mulheres que a Embaixada do Reino dos Países Baixos em Moçambique se associou a esta iniciativa, através da qual espera contribuir para a promoção da interacção entre empreendedoras e permitir a expansão das redes de clientes e fornecedores.
“Ao juntarmo-nos ao Lioness Lean In Live Webinar, pretendemos reiterar o nosso cometimento na causa do empreendedorismo feminino no País. Acreditamos e apoiamos a iniciativa, porque tem o diferencial de impulsionar as mulheres a fazerem mais e melhor pelos seus negócios”, disse Marteen Rusch, responsável da Área de Cooperação na Embaixada do Reino dos Países Baixos.
O evento teve como oradoras Heleen Henriques (co-fundadora da Mobi Lda), Eliana Silva (fundadora da Marcas por Escrever), Lutea Magaia Alberto (fundadora da Mentes Sustentáveis), para além Jéssica Lairs (fundadora da D’laires Encantos), Mércia Bomba (fundadora da Nsky Arte da Felicidade) e Webera Jacy (fundadora da Webera), que, na qualidade de expositoras, falaram sobre os seus produtos e serviços.
Formada em Arquitectura, Heleen Henriques fundou, em 2011, com o marido, a Mobi Lda, uma empresa retalhista e de projectos de mobiliário para residências e escritórios, que foi uma das vencedoras do concurso “Acelere o Seu Negócio”, promovido pelo Standard Bank, em 2021.
Na sua intervenção, Heleen Henriques deixou ficar alguns pontos que, na sua opinião, são essenciais para qualquer empreendedor: “Devemos ser minuciosas no planeamento e rigorosas na execução, estarmos preparadas para trabalhar e enfrentar desafios, sermos curiosas, não termos receios de pedir conselhos, termos autoconfiança e acreditarmos que somos capazes”.