Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais: AIESEC intensifica apoio às comunidades locais
27/03/2015Festival Zouk a postos para se realizar a 24 e 25 de Abril
31/03/2015Lançada XIII edição da Bienal TDM
Foi lançada esta terça-feira, 31 de Março, a XIII edição da Bienal TDM, uma iniciativa da empresa Telecomunicações de Moçambique, S.A., em parceria com o Museu Nacional de Arte, visando estimular a criação artística, divulgar e promover talentos nas artes plásticas nacionais através da realização, em cada dois anos, de uma exposição.
Com o tema “Artes Plásticas Contemporâneas: Possibilidades e Contribuições”, a XIII Bienal TDM – que terá lugar no Museu Nacional de Arte, na Cidade de Maputo, de 3 de Setembro a 31 de Outubro de 2015 – pretende envolver a participação de manifestações plásticas contemporâneas, levando os candidatos a expor, reflectir e dar a sua contribuição em torno das inovadoras experiências, reconsiderações estéticas, de linguagem e técnicas que advêm dessa corrente.
Intervindo na cerimónia de lançamento, Zainadin Dalsuco, Administrador Delegado da empresa Telecomunicações de Moçambique, referiu que a realização da XIII edição da Bienal TDM vem fazer “jus ao longo e permanente compromisso da empresa no apoio às artes plásticas”.
“O lançamento da exposição é uma reafirmação da TDM, como uma empresa socialmente responsável. A XIII edição da Bienal é um contributo à promoção e ao desenvolvimento cultural no País”, disse Zainadin Dalsuco, que apelou a uma participação massiva e abrangente dos artistas.
Por seu turno, Julieta Massimbe, Directora do Museu Nacional de Arte, considerou que esta iniciativa, desde o seu lançamento em 1991, tem contribuído para a elevação das artes na medida em que é através dela que se têm descoberto talentos.
“É de louvar o apoio que a empresa TDM tem dado. Iniciativas e parcerias deste género ajudam o Museu Nacional de Artes a afirmar-se na sociedade e no mundo, para além de contribuir para a elevação das artes plásticas e da cultura, no geral, no País”, disse Julieta Massimbe.
A participação na exposição, com direito à premiação, está aberta a todos os artistas nacionais e estrangeiros, residentes ou não em Moçambique, sendo que os interessados poderão inscrever-se a título individual ou em grupo com um máximo de duas obras inéditas por concorrente.
O júri atribuirá 3 (três) prémios, sendo 200 mil Meticais para o primeiro lugar, 150 mil MT para o segundo e 100 mil MT para o terceiro, para além de um máximo de 3 (três) menções honrosas às obras que se julgar serem merecedoras de estímulo e reconhecimento.
Refira-se que a participação na XIII edição da Bienal TDM poderá ser feita em 9 (nove) modalidades, nomeadamente Pintura, Escultura, Cerâmica, Desenho, Gravura, Colagem, Fotografia, Assemblagem e Instalação.
Mesa que presidiu o lançamento da XIIIª edição da Bienal TDM
Julieta Massimbe – Directora do Museu Nacional da Arte
Zainadine Dalsuco – Administrador Delegado da TDM