Moçambique pretende dinamizar as relações com o Vietname nas áreas da agricultura, aquacultura e formação de recursos humanos, com vista a alavancar as trocas comerciais entre os dois países.
De acordo com Gamaliel Munguambe, Embaixador da República de Moçambique no Vietname, abordado na sexta-feira, 31 de Julho, à margem da visita do Vice Primeiro-Ministro Vietnamita, Hoang Trung Hai, as relações diplomáticas entre os dois países são excelentes, mas ainda há muito por se fazer no campo económico.
“As relações político-diplomáticas são excelentes, mas o mesmo não se verifica no domínio económico. Notamos com satisfação o crescimento das trocas comerciais nos últimos cinco anos, mas consideramos que temos que fazer mais porque estão abaixo dos 150 milhões de dólares norte-americanos”, explicou o Embaixador.
Para ultrapassar esta fase, segundo Gamaliel Munguambe, “Moçambique pretende expandir as relações económicas no domínio da agricultura, aquacultura, formação de recursos humanos, com vista a responder aos desafios do nosso crescimento”.
Por seu turno, Luís Sitoe, Director Executivo da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), é da opinião de que o sector privado deve ser envolvido na dinamização das trocas comerciais entre os países, principalmente no que diz respeito aos investimentos do Vietname em Moçambique.
“Não temos medo do investimento estrangeiro, em particular do vietnamita. O que queremos que aconteça, entanto que representantes do sector privado, é que o investimento seja feito em parceria com empresas moçambicanas”, referiu Luís Sitoe.
A visita do Vice Primeiro-Ministro do Vietname a Moçambique está inserida no contexto do reforço das relações diplomáticas, económicas e de cooperação entre os dois países, estabelecidas há 40 anos.
Actualmente, o Vietname desenvolve projectos em vários domínios de desenvolvimento socioeconómico em Moçambique, com particular enfoque para a agricultura, aquacultura, telecomunicações e comércio bilateral, sendo que no ano passado investiu no País mais de 400 milhões de dólares norte-americanos.
No que diz respeito às trocas comerciais, em 2014, Moçambique exportou para o Vietname o equivalente a 18.4 milhões norte-americanos, contra 124.6 milhões de importações.
Gamaliel Munguambe – Embaixador da República de Moçambique no Vietname
Luís Eduardo Sitoe – Director Executivo da CTA
Mesa que presidiu o encontro com o Vice Primeiro-Ministro do Vietname