A entrada em circulação dos primeiros 50 autocarros adquiridos pelo Ministério dos Transportes e Comunicações, através do Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações, aumentou a oferta e eficiência de transporte nas rotas Zimpeto-Baixa e Zimpeto-Museu de 30 mil para 45 mil passageiros por dia.
Os autocarros, operados pela Cooperativa de Transportadores do Corredor 1, Lda (COOTRAC), cuja entrada em circulação coincidiu com a introdução das faixas exclusivas naquelas rotas, contribuíram também para a redução do tempo de viagem nas horas de ponta das anteriores 3h00 para 2h30 e de 2h30 para 1h45 nas rotas Zimpeto-Museu e Zimpeto-Baixa, respectivamente.
Estes dados foram apresentados pela vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, que visitou, na última quarta-feira, 1 de Junho, as instalações da COOTRAC e o Terminal do Zimpeto, onde dialogou com os utentes, que disseram estar satisfeitos com a introdução dos autocarros.
Durante a visita, Manuela Rebelo inteirou-se do funcionamento da COOTRAC e da gestão dos autocarros, tendo-se referido às “melhorias na oferta e qualidade do serviço de transporte naquelas rotas, assim como na fluidez do tráfego na avenida de Moçambique”.
No que respeita à fluidez do tráfego, mercê da introdução das faixas exclusivas, a governante disse que “o número de viagens realizadas por cada autocarro aumentou das anteriores oito para 12 por dia, assim como a velocidade, que passou de 30Km/h para 45Km/h”.
Na apresentação do balanço dos primeiros 60 dias, os gestores da COOTRAC reconheceram a prontidão com que o fornecedor dos autocarros tem respondido às solicitações em caso de avarias, o que permite que os passageiros viajem em segurança, havendo necessidade de melhoria da regularidade das manutenções.
Embora não tenha avançado datas, a vice-ministra revelou, no fim da visita, que diante destes indicadores há condições para o aumento da frota e expansão do projecto para mais rotas nas cidades de Maputo e Matola.
” Estamos bastante encorajados pelo impacto do Projecto Piloto dos 50 autocarros. Da interacção que tivemos com os utentes, durante a visita ao Terminal do Zimpeto, constatamos haver uma satisfação da qualidade do serviço prestado, sendo oportuna a consolidação e expansão do Projecto. Reconhecemos, igualmente, alguns desafios, ligados à rentabilidade do Projecto, apresentados pelos gestores, sobre os quais continuaremos a trabalhar, por forma a assegurar a sustentabilidade desta iniciativa”, disse Manuela Rebelo.
De realçar que este projecto emprega 230 trabalhadores nacionais, sendo 65% do sexo feminino e os restantes do sexo masculino.
Vice Ministra dos Transportes e Comunicações Manuela Rebelo visitando o Terminal do Zimpeto
Vice Ministra dos Transportes e Comunicações Manuela Rebelo conversando com os passageiros durante a sua visita ao Terminal do Zimpeto
Manuela Rebelo Vice Ministra dos Transportes e Comunicações visitando as instalações da COOTRAC
Manuela Rebelo Vice Ministra dos Transportes e Comunicações