• pt
Entrega do cheque ao melhor professor do País
CADE: Melhores estudantes ganham bolsas de estudo para o ensino superior
27/11/2015
Mesa que presidiu o encontro sob tema Parcerias Luso Americanas para o Desenvolvimento em África
Destinado a investimentos luso-moçambicanos: InvestimoZ já disponível no País
02/12/2015

Para regiões Sul e Centro do País: Aquisição de nova frota de carruagens reforça transporte ferroviário de passageiros

Descarregamento de uma das carruagens no Porto de Maputo

A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) acaba de receber o último lote dos 70 veículos ferroviários, entre carruagens, furgões e geradores, adquiridas pelo Governo moçambicano, para reforçar o transporte ferroviário de passageiros nas zonas Sul e Centro do País.
Trata-se de 41 veículos ferroviários, dos quais 33 carruagens, 4 furgões e 4 geradores que chegaram aos portos da Beira e de Maputo, nos dias 21 e 27 de Novembro, respectivamente, as quais se juntarão às 29 carruagens, do primeiro lote, e que entraram em funcionamento na primeira semana de Outubro nos sistemas ferroviário Centro e Sul.
Assim, o sistema de transporte ferroviário de passageiros do sistema ferroviário Centro e 4ul passa a contar com 33 novas carruagens cada, sendo 27 de terceira classe, quatro de segunda, duas de primeira e ainda quatro furgões cargueiros e quatro geradores.
Com esta aquisição, a empresa CFM vai poder aumentar o número de unidades por comboio, o que vai conferir maior comodidade aos passageiros, cujo número tem vindo a crescer, particularmente nas Cidades de Maputo, Matola e Beira.
Entretanto, de acordo com o Director Ferroviário do CFM-Sul, Augusto Abudo, a fase seguinte passará por aumentar o número de rotas, mas, enquanto isso não se efectiva, “vamos aumentar o número de unidades por comboio”.
No que diz respeito ao impacto da aquisição destas carruagens, Augusto Abudo considera que o mesmo já é visível. “Por exemplo, a zona Sul só tinha 35 unidades para as três linhas, nomeadamente Goba, Ressano Garcia e Limpopo”.
“As pessoas viajavam em carruagens superlotadas, mas com a aquisição do primeiro lote de 29 carruagens, as condições mudaram, devendo melhorar ainda com a chegada deste último lote. Os passageiros são transportados com comodidade e maior segurança”, disse o Director Ferroviário do CFM-Sul.
Num outro desenvolvimento, Augusto Abudo referiu que, só na região Sul, que compreende as linhas de Goba, Ressano Garcia e Limpopo são transportados cerca de 10 mil passageiros por dia e dois milhões por ano.
“Acreditamos que com estas novas carruagens chegaremos a quatro milhões por ano. O fluxo de passageiros tem vindo a aumentar e esta aquisição visa responder a esta tendência”, acrescentou.

 

Descarregamento de uma das carruagens no Porto de Maputo

Descarregamento de uma das carruagens no Porto de Maputo

 

Augusto Abudo Director Ferroviário da CFM Sul

Augusto Abudo Director Ferroviário da CFM Sul