
Volume de operações nos últimos 12 anos: Porto de Maputo cresceu 286 por cento
21/04/2016
Doação de 1 milhão de meticais ao INGC: Standard Bank alivia sofrimento de moçambicanos.
26/04/2016Prémio uniformizado de 150 mil meticais: Lançado Concurso Literário da TDM

Foi lançada, nesta quinta-feira, 21 de Abril, em Maputo, a VIII edição do Concurso Literário TDM, referente ao ano de 2016, uma iniciativa cultural bianual, inserida no âmbito da Responsabilidade Social da empresa Telecomunicações de Moçambique – TDM, SA.
Este concurso tem por objectivo incentivar a produção literária e estimular o gosto pela leitura no País, premiando os autores no intuito de promover o surgimento de novos talentos no domínio da literatura em Moçambique.
De acordo com o regulamento divulgado no acto do lançamento, são elegíveis, para este concurso, os autores que não tenham, ainda, publicado uma obra literária.
O concurso contará com um júri constituído por quatro personalidades de reconhecido mérito e idoneidade no domínio literário e académico nacional.
No Concurso Literário TDM-2016 serão premiados autores de três categorias literárias, nomeadamente do Conto, da Poesia e do Romance.
No entanto, diferentemente das anteriores edições, para este ano a empresa TDM decidiu que os três vencedores receberão o prémio uniformizado de 150 mil meticais cada um e que continuará a garantir a edição especial das obras dos autores vencedores, para que as mesmas cheguem aos leitores de todos os cantos do País e não só.
Falando durante a conferência de imprensa de lançamento desta iniciativa, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da TDM, Virgílio Ferrão, destacou o facto de, desde o seu lançamento em 2001, o Concurso Literário TDM ter-se afirmado pela sua regularidade, objectividade e pragmatismo.
“Nas anteriores edições, mais de 1000 autores candidataram-se e, os premiados, já fizeram desfilar nomes que hoje preenchem o universo crescente de escribas da nossa literatura”, referiu Virgílio Ferrão. O PCA da TDM aproveitou a ocasião para garantir a continuidade, por mais anos, desta iniciativa, tendo, igualmente, exortado aos concorrentes a apresentarem trabalhos de elevada criatividade e qualidade literária, um aspecto que, conforme realçou, “reflecte o nível de exigência e rigor com que o concurso sempre pautou”.
O presidente da Associação dos Escritores Moçambicanos – AEMO, Ungulani Ba Ka Khosa, elogiou, por sua vez, a TDM pela iniciativa e referiu que este concurso literário é de elevado prestígio, na medida em que todos os autores que vencem este prémio firmam-se no panorama literário nacional.
Mesa que presidiu a cerimónia de lançamento do concurso literário
Ungulani Ba Ka Khosa Presidente da AEMO
Virgílio Ferrão PCA da TDM
Participantesf