Será lançado no próximo dia 27, na cidade de Maputo, o projecto “Colectivo Imprevisto”, uma iniciativa da Universidade Politécnica e do Núcleo de Arte através da qual se pretende promover a paz e a cultura no País.
No evento, a ter lugar no espaço CREISPU-Centro Recreativo Estudantil da Universidade Politécnica Engº. António Elias Alves, será projectado um vídeo-documentário sobre a Feira do Livro e da Cultura, que decorreu na última semana do mês de Abril, para além de uma sessão de entrevistas aos mentores e esclarecimentos sobre o projecto.
O “Colectivo Imprevisto”, que terá a duração de um mês, consistirá na exposição de obras produzidas na semana da Feira do Livro e da Cultura, exibição de vídeo-documentários, intervenções artísticas, música ao vivo e outras manifestações culturais.
Ainda no que diz respeito à cultura, está aberto até ao próximo mês de Julho o concurso literário “Maria Odete de Jesus”, que já vai na sua 12ª edição e que este ano tem como lema “Paz em Moçambique”.
A competição, de género poesia, dirigida a crianças e jovens, tem como objectivo contribuir para a criação do gosto pela leitura, bem como incentivar e valorizar a produção literária no seio deste grupo etário.
As obras a serem submetidas ao concurso, coordenado pela Biblioteca da Universidade Politécnica, devem conter entre 15 e 20 textos, da autoria de singulares de nacionalidade moçambicana.
Os trabalhos poderão ser depositados nas representações da Universidade Politécnica nas cidades de Maputo, Xai-Xai, Nampula, Nacala, Quelimane e Tete, sendo que o vencedor receberá um prémio no valor de sessenta mil meticais.