• pt
Visita do ministro dos Transportes e Comunicações à Escola Náutica
Escola Superior de Ciências Náuticas retoma formação paramilitar de cadetes
31/08/2017
Odebrecht
Hidroeléctricas construídas pela Odebrecht distinguidas internacionalmente
01/09/2017

Standard Bank completa 123 anos em Moçambique

Imagem da Sede pequena

O Standard Bank completou, recentemente, 123 anos da sua implantação em Moçambique, ao longo dos quais tem contribuído para o desenvolvimento da economia nacional, através do financiamento de importantes projectos socio-económicos e provendo serviços financeiros e soluções bancárias consideradas relevantes.

Nos últimos anos e na sequência da descoberta dos recursos minerais em Moçambique, o Standard Bank tem-se destacado no fornecimento de serviços bancários de consultoria e intermediação financeira, além de aconselhar sobre o desenvolvimento de infraestruturas necessárias para a maximização do potencial dos projectos mineiros no País.

Aliás, dada a sua longevidade e conhecimento especializado nas áreas de infraestruturas, recursos naturais, energia e outras que dinamizam a economia do país, o banco esteve sempre envolvido, como conselheiro/assessor ou financiador, nos principais empreendimentos económicos do país antes e após a independência.

A recente dragagem do canal de acesso ao Porto de Maputo, o financiamento à construção do aeroporto de Nacala, em Nampula, o financiamento da estrada Maputo-Witbank, constituem alguns exemplos do contributo desta instituição bancária no crescimento económico e social de Moçambique.

Para ajudar jovens empreendedores, startups e pequenas e médias empresas (PMEs) a estabelecerem-se e tornarem-se empresas de sucesso, o banco criou, recentemente, em Maputo, a sua Incubadora de Negócios, um espaço concebido para fomentar um crescimento inclusivo, com a criação de bases para um ecossistema empresarial robusto, que valoriza a inovação, o conteúdo local e a geração de postos de trabalho.
Na área social, na última década, o banco destacou-se no combate à malária, tendo oferecido redes mosquiteiras a vários hospitais no país, bem como equipar as unidades de pediatria dos hospitais de referência no Norte, Centro e Sul do País.

Neste contexto, a educação também mereceu atenção do banco nestes anos, tendo-se focado no apetrechamento de bibliotecas. Nos últimos seis anos o banco desenvolveu, em vários pontos do País, um projecto, denominado Cidadania, para facilitar a aquisição de bilhetes de identidade a milhares de cidadãos desfavorecidos, por forma a promover a inclusão financeira e o gozo efectivo da cidadania.

No rol da sua actuação socialmente responsável, o banco abraçou o desporto, área na qual se destacou como banco oficial do Moçambola e promotor do Standard Bank Open, a única competição nacional de ténis na qual os atletas pontuam para o ranking da ATP.

Importa ainda realçar que é, actualmente, o banco com a maior rede de ATMs depósitos, em Moçambique, e único banco com Quiosques Digitais, com tecnologia para autenticação de transacções bancárias no celular, com recurso à impressão digital, o único banco com um serviço de internet banking que pode ser integrado com o relógio de pulso Smart Watch e, ainda, com internet banking que permite efectuar transferências para M-Pesa, um serviço financeiro móvel que permite movimentar dinheiro através do celular.

 

Imagem da Sede pequena