Na sequência do anúncio, por parte da Vodacom Moçambique, da interrupção da interligação com a Moçambique Telecom (Tmcel), o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) manteve, terça-feira, 15 de Junho, um encontro com as duas operadoras, que chegaram a um acordo que suspende a aplicação da medida.
Durante o encontro, que decorreu na sede do INCM, na cidade de Maputo, a Moçambique Telecom reconheceu e assumiu a dívida que tem para com a Vodacom Moçambique, e comprometeu-se a honrá-la.
“Há um trabalho que vai ser feito para que a Tmcel continue a honrar os seus compromissos comerciais, como sempre o fez. Acreditamos que o entendimento de hoje vai ser definitivo. Os passos subsequentes vão trazer uma solução, também, definitiva para que situações do género não voltem a acontecer”, disse Tuaha Mote, director-geral do INCM.
Segundo Tuaha Mote, a intervenção do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique foi no sentido de, por um lado, evitar más interpretações por parte do mercado e dos cidadãos, e, por outro, salvaguardar os interesses dos consumidores de ambas as operadoras.
“O resultado da reunião foi muito bom. Nós, como regulador, agência especializada do Governo para a regulação do mercado das comunicações, aparecemos apenas como intermediários e mediadores desse diálogo porque este assunto é de natureza comercial, e é nesse âmbito que estava a ser resolvido”, sublinhou.
Entretanto, e para evitar equívocos, Tuaha Mote explicou que a reunião não tinha como objectivo negociar um possível perdão da dívida, mas sim o de encontrar um mecanismo que permita a manutenção da relação saudável que as duas operadoras sempre tiveram, uma vez que operam no mesmo mercado, num ambiente de concorrência.

Tuaha Mote director geral do Instituto Nacional das Comunicacoes de Mocambique 2

Tuaha Mote director geral do Instituto Nacional das Comunicacoes de Mocambique INCM