• pt
Descerramento oficial da lápide pelo Ministro dos Transportes e Comunicaçoes Carlos Mesquita
Salomão Manhiça: INCM homenageia primeiro presidente
15/09/2016
2 jornadas academicas universidade poltecnica
Vital Moreira profere palestra na Universidade Politécnica sobre o “Papel das Autoridades Reguladoras numa Economia de Mercado”
19/09/2016

Universidade Politécnica: Iolanda Cintura insta novos graduados a serem impulsionadores de mudanças no País

Tribuna que presidiu a XVIII cerimónia de graduaçao da Universidade Politécnica

A Universidade Politécnica, a pioneira no ensino superior privado em Moçambique, graduou este sábado, 17 de Setembro, um total de 232 estudantes que concluíram os níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, e que têm, desde já, o desafio de colocar o conhecimento adquirido ao longo da formação ao serviço do País.

Trata-se de 167 estudantes do sexo feminino e 65 do sexo masculino, formados em 16 cursos de Licenciatura, sete de Mestrado e um de Doutoramento, ministrados por esta universidade, fundada em 1995 e que já colocou no mercado mais de 7500 quadros.
O grupo é constituído por 186 licenciados, 45 mestres e um doutor, formados pelas três escolas localizadas na cidade de Maputo, nomeadamente a Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologia (ESGCT), Escola Superior Aberta (ESA) e a Escola Superior de Altos Estudos e Negócios (ESAEN).

No seu discurso, o Pró-Reitor para o Desenvolvimento Institucional, Narciso Matos, instou os graduados a buscarem, de forma contínua, o conhecimento e que a obtenção de mais um grau académico lhes estimule a lutar por novas metas.

“Desejamos que os diplomas que acabam de receber sejam um grau e uma chave importantes nas vossas vidas, e que os conhecimentos e as competências que adquiriram vos estimulem a lutar por objectivos mais altos. Desejamos que mantenham vivo o sacrifício pelos estudos e pelo conhecimento, pois, como devem saber, este aumenta e desactualiza-se a cada dia que passa”, disse Narciso Matos.
Por seu turno, Iolanda Cintura, governadora da cidade de Maputo, desafiou os graduados a serem impulsionadores de mudanças qualitativas do processo de construção e desenvolvimento do País em todas as frentes onde estiverem integrados.

“A vossa tarefa deverá passar por transformar todo o conhecimento em acções e práticas concretas, pois estão dotados de todos os instrumentos necessários para alavancar o desenvolvimento do País”, considerou Iolanda Cintura.

Num outro desenvolvimento, a governante convidou os graduados a conceberem ou a participarem em iniciativas que ajudem o País a ultrapassar o momento que atravessa, caracterizado pelo conflito político-militar, seca, etc.

Já os graduados, representados por Luísa Astride da Conceição, assumiram o compromisso que têm para com a sociedade, que deles espera maior contributo para o desenvolvimento do País, e prometeram defender a justiça social e a dignidade humana no exercício das suas profissões.

AUTORIDADES REGULADORAS

Entretanto, nesta terça-feira, 20 de Setembro, a Universidade Politécnica organiza uma palestra subordinada ao tema “O Papel das Autoridades Reguladoras numa Economia de Mercado”, que terá como orador o Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, antigo deputado do Parlamento Português e um dos intelectuais mais prestigiados de Portugal e da Europa, Vital Moreira.
Trata-se da segunda e última sessão do ciclo de palestras que tem como tema “Crise como uma Oportunidade Histórica para uma Governação Melhor e Políticas Económicas mais Adequadas”, tendo a primeira sido organizada no dia 6 de Julho.
Este ciclo de palestras tem como objectivo a promoção do debate de ideias e estratégias sobre como ultrapassar o actual discurso negativo e a construção de um discurso de esperança e de reconstrução.

Tribuna que presidiu a XVIII cerimónia de graduaçao da Universidade Politécnica

Tribuna que presidiu a XVIII cerimónia de graduação da Universidade Politécnica

 

Narciso Matos Pró Reitor da Universidade Politécnica

Narciso Matos Pró Reitor da Universidade Politécnica

 

Iolanda Cintura Governadora da Cidade de Maputo

Iolanda Cintura Governadora da Cidade de Maputo

 

Luísa Astride da Conceiçao representante dos graduados

Luísa Astride da Conceição representante dos graduados

 

Parte dos estudantes graduados

Parte dos estudantes graduados

 

Entrega de diplomas 1

Entrega de diplomas

 

Entrega de diplomas

Entrega de diplomas

 

Entrega de diplomas 2

Entrega de diplomas