• pt
Assinatura do termo de entrega da oficina de reparação de autocarros multimarca
Investidos 6 milhões USD em oficina para reparação de autocarros multimarca
24/01/2017
Lançamento da primeira pedra para a construção da Direcção Distrital do INSS de KaMubukwane
Mais de 900 contribuintes vão ser atendidos na nova direcção distrital do INSS de KaMubukhane
25/01/2017

Universidade Politécnica: Lourenço do Rosário empossa novos quadros

Leitura do termo de posse

O Reitor da Universidade Politécnica, Lourenço do Rosário, conferiu posse, esta terça-feira, 24 de Janeiro, a dois novos quadros desta Instituição de Ensino Superior, para os cargos de director das Bibliotecas e de Chefe do Gabinete Técnico-Operacional do Vice-Reitor Científico-Pedagógico.

Com efeito, Sara Laisse passa a assumir o cargo de Directora das Bibliotecas e José Manjate chefia o Gabinete Técnico-Operacional do Vice-Reitor Científico-pedagógico.

Discursando na cerimónia de empossamento, o Reitor da Universidade Politécnica, Lourenço do Rosário, começou por enaltecer o facto desta instituição de ensino superior ter dado um salto no tocante ao critério de indicação dos seus quadros directivos.
“Há uns anos íamos atrás de quadros licenciados e, tempo depois, passamos a nomear mestres. Hoje aumentamos a nossa fasquia e empossamos professores doutores”, referiu.

Sobre a nova directora das Bibliotecas, Lourenço do Rosário destacou que Sara Laisse vai assumir as responsabilidades de um lugar que já teve muitos directores. “É um dos cargos que teve, de facto, grandes oscilações na direcção, na medida em que não é fácil dirigir uma biblioteca”.

Lourenço do Rosário desafiou a empossada a dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pela antecessora, sublinhando que “a biblioteca não é só para o depósito de livros. É um espaço que tem de nos dar muito mais, tratando-se, sobretudo, de uma instituição universitária”.

Ao novo Chefe do Gabinete Técnico-Operacional do Vice-Reitor Científico-Pedagógico, Lourenço do Rosário indicou que “há desafios importantes definidos pelo Vice-Reitor, que vão precisar de toda a equipa para serem cumpridos, pelo que contamos com os conhecimentos do empossado para surtirem o efeito”.

“O José Manjate entra num sector a prazo, face à revisão dos estatutos da Universidade que prevêem a extinção do cargo de Vice-Reitor. Mas isto não significa que vamos deixar de contar com os seus préstimos futuramente”, explicou Lourenço do Rosário.
Intervindo após tomar posse, Sara Laisse garantiu que o primeiro desafio que tem pela frente é de manter encontros com os seus colegas para se inteirar do que foi feito, tendo assumido que “o passado deve ser aproveitado”.

“Depois disso, face à crise que afecta o País e as universidades moçambicanas, é preciso definir estratégias de dinamização da leitura, por forma a aproveitar melhor o que se pode tirar dos livros existentes na biblioteca”, referiu.
José Manjate garantiu, por sua vez, ter a noção das atribuições da área de trabalho para a qual foi empossado. Revelou que “esta unidade tem um papel de prestar assessoria ao Vice-Reitor e, do ponto de vista de conteúdo e da matéria-prima, diria que é um espaço que domino”.

 

Leitura do termo de posse

Leitura do termo de posse

 

Tomada de posse

Tomada de posse

 

Sara Laisse Directora das Bibliotecas

Sara Laisse Directora das Bibliotecas

 

 

José Manjate Chefe do Gabinete Técnico Operacional do Vice Reitor Científico pedagógico

José Manjate Chefe do Gabinete Técnico Operacional do Vice Reitor Científico pedagógico

 

DSC 0072

 

DSC 0070