O País vai receber, até o final do primeiro semestre deste ano, um total de 80 autocarros com vista a responder à demanda cada vez maior pelos transportes públicos de passageiros nos principais centros urbanos.
Trata-se de autocarros doados pela República Popular da China, à luz de um programa de donativos na área dos transportes públicos, e que vai ajudar o Governo moçambicano a fazer face à necessidade de mobilidade da população.
Os autocarros, de 90 lugares, serão alocados a operadores públicos e privados, em todo o País, no âmbito das medidas que estão a ser levadas a cabo no sentido de resolver o problema do transporte público, tais como o reforço da frota, promoção da intermodalidade, bem como a melhoria da mobilidade urbana.
A par do reforço da frota dos autocarros, e no que diz respeito à promoção da intermodalidade, prossegue o aumento da capacidade do transporte ferroviário de passageiros, sendo disso exemplo a aquisição, no ano passado, de 70 carruagens para as zonas Sul e Centro.