• pt
ministerios dos transportes e comunicacao
Transportes e Comunicações revitalizam recursos humanos
11/07/2016
Mesa que presidiu o 34º Conselho Coordenador do MTC
34º Conselho Coordenador do MTC: Carlos Mesquita exorta empresas do sector a rentabilizar recursos
14/07/2016

XIV Conferência Anual do Sector Privado vai ter lugar a 28 de Julho

Mesa que presidiu a conferência de imprensa sobre a XIV Conferência Anual do Sector Privado CASP

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) realiza, no próximo dia 28 de Julho, na cidade de Maputo, a XIV Conferência Anual do Sector Privado (CASP), através da qual pretende fazer o balanço da agenda de reformas e reflectir sobre os desafios do sector privado e do desenvolvimento económico do País.

O evento, que tem como lema “Os Desafios da Produção Interna”, será dirigido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e contará com a presença de cerca de 700 convidados, entre representantes do sector privado, membros do Governo, sociedade civil, académicos e parceiros de cooperação da CTA.

De acordo com o director executivo da CTA, Luís Sitoe, através da CASP pretende-se contribuir para as prováveis soluções aos problemas que afectam a economia do País e apontar caminhos para aumentar a produção e produtividade internas.

Nesse sentido, foram convidados ao evento oradores, entre nacionais e estrangeiros, que irão partilhar a sua experiência, em diversos temas de interesse do sector privado e que podem ajudar a desenvolver o País.

“Para o efeito, serão criados vários painéis que irão reflectir sobre a actual situação económica do País, desafios da produção interna num contexto de desvalorização do Metical, logística dos portos, caminhos-de-ferro, reestruturação e revitalização da cabotagem, desenvolvimento industrial baseado na agricultura, financiamento à agricultura e o processo de reformas, no âmbito do Diálogo Público-Privado”, explicou Luís Sitoe.

Igualmente, serão partilhadas experiências das Maurícias, China e Nigéria, em áreas ligadas à diversificação da economia, aumento da produção e produtividade agrárias, industrialização, entre outras.

Entretanto, devido a facto de a XIV Conferência Anual do Sector Privado acontecer numa altura em que a CTA completa 20 anos de existência, esta agremiação pretende marcar a efeméride com uma série de actividades, com particular realce para a realização de um jantar de gala.

Durante a gala, serão distinguidas instituições e pessoas que se destacaram no apoio e promoção da causa do sector privado, melhor contribuinte fiscal, melhor associação empresarial, para além do anúncio dos três vencedores do Prémio Jornalismo Económico nas categorias de Rádio, Televisão e Imprensa Escrita.

Os vencedores do Prémio Jornalismo Económico receberão, cada um, cheque no valor de 100 mil Meticais, sendo que o mesmo abrange trabalhos publicados desde 1996, ano da fundação da Confederação das Associações Económicas de Moçambique.

 

Mesa que presidiu a conferência de imprensa sobre a XIV Conferência Anual do Sector Privado CASP

Mesa que presidiu a conferência de imprensa sobre a XIV Conferência Anual do Sector Privado CASP

 

Luís Sitoe Director Executivo da CTA

Luís Sitoe Director Executivo da CTA