
Fernando Rafael: “Quando o Estado cria condições e o sector privado responde com inovação e confiança, o País avança”
26/10/2025
Moçambique defende reforço do financiamento africano sustentável na III Cimeira de Infra-Estruturas
01/11/2025A 29 de Novembro: Esperanza Spalding e Eric Darius vão abrilhantar Standard Bank Acácia Jazz

A sexta edição do festival Standard Bank Acácia Jazz traz, pela primeira vez à capital do País, a conceituada contrabaixista, cantora e compositora Esperanza Spalding, e o saxofonista, produtor, intérprete e compositor de smooth jazz Eric Darius, ambos dos Estados Unidos da América.
O concerto, que também contará com as actuações dos moçambicanos Jimmy Dludlu e Isac Project, está agendado para o dia 29 de Novembro, às 18h00, no Centro Cultural Moçambique-China.
Nascida em 1984, em Oregon, Esperanza Spalding é uma artista autodidacta que aprendeu a tocar vários instrumentos, incluindo violino, guitarra e baixo. Para além de instrumentista, cantora e compositora, é também a docente mais jovem da história do tradicional e renomado Berklee College of Music, em Boston, criado em 1866.
Esperanza Spalding, que canta em inglês, espanhol e português, foi a primeira jazzista a vencer o Grammy de Artista Revelação, em reconhecimento à excelência na arte de produção musical. A sua discografia inclui oito álbuns de estúdio, dois ao vivo e mais de dez participações especiais.
Por seu turno, Eric Darius, nascido em 1982, cresceu numa família de músicos, na Flórida. É filho de um baixista haitiano e de uma cantora e pianista jamaicana. Possui cinco álbuns discográficos e é conhecido pela sua sonoridade vibrante e energia em palco.
Jimmy Dludlu é um músico, compositor e guitarrista moçambicano de jazz, que se estreou em 1997 com o álbum “Echoes from the Past”. É uma referência incontornável do jazz africano e uma figura emblemática do Standard Bank Acácia Jazz, onde já brilhou em actuações memoráveis.
Isac Project, pseudónimo de Isac Moiane, é um jovem baixista e compositor moçambicano cuja música resulta de uma fusão entre o gospel, o jazz contemporâneo e os ritmos africanos. Lançou o seu primeiro álbum, “Isac Project”, em 2023, afirmando-se como uma das novas promessas da música moçambicana.
Lançado em 2017, o Standard Bank Acácia Jazz foi criado como uma homenagem à cidade de Maputo, também conhecida como a Cidade das Acácias. Nesta edição, o festival celebra igualmente os 138 anos da capital moçambicana, reafirmando o seu papel como um dos principais eventos culturais do País.
Esta iniciativa conta com o apoio do Conselho Municipal de Maputo, parceiro que se associa a este evento em prol da promoção das artes e da valorização cultural da cidade.
Mais do que um espectáculo, o Acácia Jazz é uma celebração da cultura moçambicana e da diversidade musical, reforçando o compromisso do Standard Bank em valorizar a cultura nacional, promover a cidade de Maputo, a sua beleza e potencial turístico, e impulsionar a internacionalização da música moçambicana.
Os bilhetes para o concerto estão disponíveis nas lojas físicas e online da Computicket e serão vendidos em duas fases. Na primeira, que decorre até ao dia 16 de Novembro, os ingressos normais custam 2.000 meticais e os VIP 3.500 meticais.
Na segunda fase, que decorrerá de 17 a 29 de Novembro, os preços passam para 3.500 meticais e 5.000 meticais para os bilhetes normais e VIP, respectivamente.

Eric Darius

Jimmy Dludlu

Isac Project


