
Ao comemorar 30 anos de existência: Universidade Politécnica vai graduar mais 343 novos profissionais de diferentes áreas do saber
07/09/2025Defende especialista da Standard Correctores de Seguros: “I.A. representa uma oportunidade estratégica para modernizar a actividade seguradora”

A Standard Corretores de Seguros, uma subsidiária do Standard Bank, participou, recentemente, na sétima edição das Conferências Índico, organizadas pela Executive Moçambique, que se debruçou sobre a importância dos dados como um activo valioso para as instituições e para o desenvolvimento da economia digital no País.
No evento, que decorreu sob o lema “Transformação Digital: os Dados como Commodities”, o representante da entidade, criada em 2019, destacou que os dados constituem um activo fundamental para a formulação de políticas eficazes, a melhoria da gestão e da prestação de serviços, a inovação de produtos e a expansão do mercado.
Conforme explicou o gestor de produtos da Standard Corretores de Seguros, João Bambo, a aplicação estratégica de dados, permite a tomada de decisões informadas, a antecipação de tendências de mercado, a melhoria contínua dos serviços públicos e o desenvolvimento de produtos personalizados ajustados às necessidades locais.
“É necessário investir em sistemas que recolham e integrem dados de forma segura e eficiente, especialmente em sectores-chave como a agricultura, a saúde, a energia, as finanças e as telecomunicações”, afirmou João Bambo, que a liderança na adopção da inteligência artificial (I.A.) e na monetização de dados depende da capacidade dos sectores em alinhar tecnologia, recursos humanos e visão estratégica.
Acrescentou que, no País, entre os sectores com maior potencial para liderar a adopção da inteligência artificial e a monetização de dados destacam-se as telecomunicações, os serviços financeiros e de seguros, a agricultura, a saúde e a energia.
Relativamente ao sector segurador, João Bambo considerou que “a inteligência artificial representa uma oportunidade estratégica para modernizar e dinamizar a actividade, através da expansão do acesso a soluções digitais inclusivas, da personalização de produtos com base em dados reais, da implementação de chatbots para atendimento ao cliente, do desenvolvimento de modelos preditivos e da criação de parcerias inovadoras no mercado”.
A cerimónia de abertura da conferência foi dirigida pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Lourino Chemane, que sublinhou que o evento constitui uma plataforma de aproximação entre as Pequenas e Médias Empresas (PME) e as oportunidades de investimento, financiamento e parcerias estratégicas, no contexto da transformação digital em curso no País e no mundo.

João Bambo, gestor de Produtos da Standard Corretores de Seguros

Lourino Chemane, PCA do INTIC

Painel de debate

Participantes