Painel de debate (2)
Defende especialista da Standard Correctores de Seguros: “I.A. representa uma oportunidade estratégica para modernizar a actividade seguradora”
10/09/2025
Participantes (1) (5)
Standard Bank promove educação financeira e apoia empreendedores em Boane e Matola-Rio
14/09/2025
Painel de debate (2)
Defende especialista da Standard Correctores de Seguros: “I.A. representa uma oportunidade estratégica para modernizar a actividade seguradora”
10/09/2025
Participantes (1) (5)
Standard Bank promove educação financeira e apoia empreendedores em Boane e Matola-Rio
14/09/2025
Em 30 anos de existência: Universidade Politécnica já formou cerca de 14.000 profissionais em diversas especialidades em diferentes especialidades
Tomada de Posse do Novo Reitor, Professor Doutor Augusto Jone Luís 2 (2)

Tomada de Posse do Novo Reitor, Professor Doutor Augusto Jone Luís 2 (2)

A Universidade Politécnica, a primeira instituição de ensino superior privada do País, graduou, no sábado, na cidade de Maputo, um total de 343 novos profissionais formados em diferentes especialidades, sendo 265 licenciados, 75 mestres e três doutores.
Trata-se de 189 mulheres e 154 homens que passam a integrar o mercado de trabalho, munidos de competências e prontos a responder às exigências de diversos sectores, nomeadamente engenharias, economia, ciências jurídicas, administração pública, enfermagem, psicologia, entre outras áreas do saber.
Na sua intervenção, o reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, apelou aos graduados a usarem o conhecimento e as ferramentas adquiridos durante a formação, bem como a capacidade científica e técnica, para contribuírem para o desenvolvimento do País.
“Felicito-vos pelas escolhas e sacrifícios que fizeram para hoje chegarem ao fim dos vossos cursos. Não duvido que a Universidade Politécnica vos preparou para uma vida profissional e pessoal de sucesso. Daqui saem com bases sólidas e suficientes, disso estejam certos. Não parem nunca de estudar e de aprender. Envolvam-se e sejam socialmente activos, participem no desenvolvimento do vosso bairro, vila, cidade e do País”, disse Narciso Matos.
No mesmo diapasão, o magno chanceler da Universidade Politécnica, Lourenço do Rosário, desafiou o Governo a traçar estratégias concretas de desenvolvimento, de modo que os jovens formados se sintam úteis à sociedade, num contexto em que há escassez de quadros qualificados no País. Sublinhou, contudo, que também recai sobre estes a responsabilidade de assumirem um papel activo na construção do futuro.
“Vocês, os graduados, são a esperança e a seiva desta nação. Sabem bem que uma árvore sem seiva é uma árvore sem vida. Moçambique precisa de todos nós, mas sobretudo de quadros mais jovens para o futuro que esperamos seja próspero para todos”, afirmou.
O Governo esteve representado pela ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, que chamou à atenção para a necessidade de os graduados não olharem para o diploma apenas como um instrumento de acesso ao emprego, mas sobretudo como uma oportunidade para empreender e, por essa via, participar activamente na construção do País.
“As vossas competências e a vossa criatividade vão impulsionar o desenvolvimento e, sobretudo, a transformação do nosso País, através da criação de indústrias e outros serviços-chave, agregando mais valor a Moçambique e, acima de tudo, criando emprego, inovando e alcançando o almejado futuro próspero da nação”, considerou a governante.
Por seu turno, os graduados, representados por Noémia Escrivão, enalteceram os diversos intervenientes pelo papel desempenhado na sua formação, com destaque para os directores de curso e docentes, cujo esforço “ultrapassou o mero dever de ensinar, tendo-se tornado inspiração, orientação e estímulo constante para acreditarmos que este momento seria possível”.
“Esta conquista é mais do que o triunfo individual de cada um de nós. É o reflexo da grandeza de uma instituição que acredita que a dedicação é a mais nobre ferramenta da transformação humana e social”, concluíram.
Durante a cerimónia, foi empossado o terceiro reitor da história da Universidade Politécnica, Augusto Jone Luís. Eleito em Julho último, o novo reitor deverá dirigir os destinos da instituição nos próximos quatro anos.
Esta foi a vigésima quinta cerimónia de graduação realizada pela Universidade Politécnica, que coincidiu com a celebração dos 30 anos da sua criação, período ao longo do qual já formou cerca de 14 mil quadros.

 

Samaria Tovela, ministra da Educação e Cultura (2)

Samaria Tovela, ministra da Educação e Cultura

 

Participantes (8)

Novos graduados pela Universidade Politécnica

 

 

 

 

 

 

Participantes (1) (2)

Professores Doutores da Universidade Politécnica

 

Narciso Matos, reitor cessante (2)

Narciso Matos, reitor cessante