Troca e pastas
Moçambique e Eswatini reforçam cooperação no domínio dos recursos hídricos partilhados
19/10/2025
Troca e pastas
Moçambique e Eswatini reforçam cooperação no domínio dos recursos hídricos partilhados
19/10/2025
Empreendedoras capacitadas em matérias de cibersegurança
Foto de família (2) (2)

Foto de família (2) (2)

A Incubadora de Negócios do Standard Bank promoveu recentemente, na cidade de Maputo, uma formação em matérias de cibersegurança, noções básicas de programação, empreendedorismo feminino, sustentabilidade e tecnologias verdes, dirigida a raparigas da Associação Moçambicana de Jovens pela Igualdade de Género e Educação (AMJIGE).

A iniciativa, conduzida pela equipa feminina da Direcção de Tecnologias de Informação do Standard Bank, teve como objectivo estimular o interesse das jovens pelas áreas de ciência, tecnologia e inovação, reforçando as suas competências digitais e a capacidade de enfrentar os desafios da era tecnológica.

Conforme explicou Pedro Magaia, chefe do Departamento do Sistema Central de Dados do Standard Bank, a acção enquadra-se na missão da Incubadora de Negócios de promover o desenvolvimento de competências tecnológicas e empreendedoras entre jovens moçambicanos, com particular enfoque na inclusão feminina.

“A formação visa fortalecer as capacidades da comunidade da AMJIGE nas áreas de programação e cibersegurança, respondendo à crescente procura por quadros qualificados no sector das tecnologias de informação e comunicação. Num contexto de modernização e inovação aceleradas, torna-se essencial preparar profissionais capazes de acompanhar e liderar esta transformação”, sublinhou Magaia.

O responsável destacou ainda que o envolvimento directo da equipa feminina da Direcção de Tecnologias de Informação permitiu criar um ambiente de inspiração e partilha, reforçando a ideia de que mulheres podem e devem ser protagonistas na transformação digital. “É um passo importante na valorização e inclusão das mulheres nas áreas tecnológicas. Nada melhor do que mulheres a inspirarem mulheres, promovendo sustentabilidade, inclusão e diversidade”, acrescentou.

Por seu turno, Melânia Munguambe, oficial do projecto e membro da AMJIGE, referiu que a formação foi concebida para catalisar a participação das mulheres como agentes de transformação tecnológica, incentivando-as a assumir papéis de liderança e inovação.

“Trata-se de uma oportunidade extraordinária, não só para a AMJIGE, como também para as suas beneficiárias e para as estudantes universitárias e do ensino secundário, que passam a ter mulheres de referência nas áreas tecnológicas, capazes de inspirar e orientar as suas escolhas futuras”, afirmou.

As participantes consideraram a experiência enriquecedora e transformadora. Queen Matimbe, estudante de Engenharia Electrónica e de Telecomunicações, destacou que o contacto com novas áreas e ferramentas tecnológicas lhe permitiu aprofundar conhecimentos e expandir horizontes.

“Aprendi bastante e explorei temas que na faculdade normalmente não aprofundamos. Aprender é muito importante para todos, principalmente para nós, as meninas. Por isso, aconselho a todas a aproveitarem todas as oportunidades possíveis para aprender em qualquer área”, disse.

Já Rofina Macame, estudante de Biologia Marinha, Aquática e Costeira, descreveu a capacitação como uma descoberta pessoal. “É uma área incrível. Hoje já conseguimos lidar com problemas técnicos, identificar falhas, fazer diagnósticos e efectuar reparações. É uma experiência muito boa e gratificante”, afirmou.

Com esta acção, a Incubadora de Negócios do Standard Bank reafirma o seu compromisso com a inovação, transformação digital e inclusão feminina, promovendo a capacitação tecnológica entre jovens mulheres moçambicanas, e fortalecendo a rede de apoio criada pela AMJIGE.

 

Participantes (6) (1)

Participantes

Pedro Magaia, chefe do Departamento do Sistema Central de Dados do Standard Bank (1)

Pedro Magaia, chefe do Departamento do Sistema Central de Dados do Standard Bank

Melânia Mungambe, oficial do projecto e membro da AMJIGE(4)

Melânia Mungambe, oficial do projecto e membro da AMJIGE

Queen Matimbe, estudante de Engenharia Electrónica e de Telecomunicações 1

Queen Matimbe, estudante de Engenharia Electrónica e de Telecomunicações

Rofina Macame, estudante de Biologia Marinha, Aquática e Costeira (1) (1)

Rofina Macame, estudante de Biologia Marinha, Aquática e Costeira