Oradores do Standard Bank
Standard Bank impulsiona a inclusão financeira e a confiança digital através da inovação tecnológica
24/10/2025
Esperanza Spalding (1)
A 29 de Novembro: Esperanza Spalding e Eric Darius vão abrilhantar Standard Bank Acácia Jazz
29/10/2025
Oradores do Standard Bank
Standard Bank impulsiona a inclusão financeira e a confiança digital através da inovação tecnológica
24/10/2025
Esperanza Spalding (1)
A 29 de Novembro: Esperanza Spalding e Eric Darius vão abrilhantar Standard Bank Acácia Jazz
29/10/2025
Fernando Rafael: “Quando o Estado cria condições e o sector privado responde com inovação e confiança, o País avança”
Fernando Rafael, ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (1)

Fernando Rafael, ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (1)

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Rafael, considera que o fortalecimento do sector habitacional no País passa pela cooperação entre o Estado e o sector privado, através da promoção de soluções inovadoras, sustentáveis e adaptadas à realidade moçambicana.

O governante falava recentemente, na cidade de Maputo, durante a cerimónia de apresentação da Mozambique Home Expo, um evento enquadrado na Conferência Anual do Sector Privado (CASP 2025), que terá lugar nos dias 12 e 13 de Novembro, sob o lema “Reformar para Competir: Caminhando para o Relançamento Económico”.

A iniciativa tem como objectivo promover o investimento, a inovação e o crescimento económico, com enfoque no desenvolvimento habitacional e imobiliário. Subordinada ao lema “Indústria Imobiliária”, a Mozambique Home Expo reúne empresários, construtores, instituições financeiras, promotores imobiliários, empreendedores e decisores públicos, com o propósito de impulsionar soluções habitacionais acessíveis e resilientes, valorizando o uso de tecnologias modernas e matérias-primas locais.

Na sua intervenção, Fernando Rafael defendeu que a habitação acessível e a urbanização planeada são pilares fundamentais da justiça social, da inclusão económica e da coesão nacional, sublinhando a importância de reforçar a parceria com o sector privado para acelerar o desenvolvimento habitacional em Moçambique.

“Quando o Estado cria condições e o sector privado responde com inovação e confiança, o País avança. O Governo está comprometido em reforçar esta parceria, promovendo parcerias público-privadas no financiamento e construção de habitação, incentivando o uso de materiais locais e tecnologias modernas, fortalecendo a regulação e certificação do sector imobiliário e dinamizando o mercado de aluguer, crédito e propriedade para famílias de baixa e média renda”, afirmou o governante.

Na ocasião, Fernando Rafael destacou ainda a implementação da iniciativa “Terra Infra-estruturada”, uma acção governamental que está a transformar a forma como é disponibilizado o solo urbano, através da criação de áreas planeadas e dotadas de redes de água, energia, saneamento e vias de acesso, assegurando conforto e dignidade às famílias.

O projecto de Faiquete, em Vilankulo, província de Inhambane, com 1.200 talhões totalmente infra-estruturados, é um exemplo concreto deste modelo, que será replicado noutras regiões do País. Ainda este ano, o Governo prevê implementar cerca de 5.000 talhões infra-estruturados em Matutuíne (Maputo), Lichinga (Niassa) e Mocuba (Zambézia).

Por seu turno, o vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Onório Boane, salientou que a Mozambique Home Expo representa mais do que uma simples feira, constituindo uma visão estratégica e uma resposta concreta ao desafio nacional de assegurar habitação condigna, acessível e sustentável para todos os moçambicanos.

“Este é um evento que reflecte o reconhecimento de que o sector imobiliário é simultaneamente um pilar social e um motor económico, capaz de gerar emprego, dinamizar a indústria nacional e transformar o tecido urbano e rural do País”, sublinhou Boane.

A Mozambique Home Expo é organizada pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), em parceria com o TBLDC Group e a N2N Corporation, no âmbito da Conferência Anual do Sector Privado 2025, o maior e mais influente fórum económico do País.

Onório Boane, vice presidente da CTA (1)

Onório Boane, vice presidente da CTA

Participantes (4)

Participantes

Foto de família

Foto de família