
Manutenção preventiva na linha de corrente eléctrica da ETA de Umbelúzi condiciona distribuição de água
13/10/2025
Moçambique e Eswatini reforçam cooperação no domínio dos recursos hídricos partilhados
19/10/2025Matola-Rio apetrechada com novo campo e pavilhão desportivo polivalente

O Centro Educativo Multidisciplinar (CEM), pertencente à Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), inaugurou, sexta-feira, 17 de Outubro, um campo e pavilhão desportivo polivalente, localizado no posto administrativo da Matola-Rio, distrito de Boane, província de Maputo.
A nova infra-estrutura, construída nas instalações do CEM, que integra o Jardim Infantil A Semente e a Escola Primária Completa Lamuka, representa um marco importante na promoção do desporto, lazer e desenvolvimento integral dos alunos e da comunidade da Matola-Rio.
Presente na cerimónia, o presidente da FUNDE, Lourenço do Rosário, destacou o papel estratégico do novo espaço no ciclo de expansão e consolidação da rede educativa da entidade.
“O CEM fecha o ciclo da construção da Universidade Politécnica. A inauguração do pavilhão desportivo representa um alento para o Grupo Politécnico, fechando o ciclo de ensino, do pré-escolar ao superior”, afirmou.
Por sua vez, o director provincial da Juventude, Emprego e Desporto de Maputo, Rogério Chiau, enalteceu o contributo do CEM para a educação de qualidade e o fortalecimento das comunidades locais.
“O Centro Educativo Multidisciplinar da Matola-Rio, sob a égide da FUNDE, demonstrou ser um pilar na formação de qualidade na comunidade da Matola-Rio. O vosso nome, Lamuka, que nas nossas línguas significa crescer, estudar e desenvolver, não poderia ser mais apropriado. Hoje, este centro cresce ainda mais, oferecendo uma nova infra-estrutura moderna, pensada para promover o desporto e o desenvolvimento integral dos alunos”, sublinhou.
Na ocasião, a presidente Conselho de Direcção do CEM, Girlane da Silva, enalteceu a missão educativa da instituição e o impacto transformador da nova estrutura.
“Esta infra-estrutura demonstra uma missão clara de que o CEM é uma forjadora de homens do futuro. Esperamos que deste campo saiam grandes atletas para o desporto moçambicano”, disse.
O pavilhão, cuja construção teve início em 2022, representou um investimento de mais de 11 milhões de meticais, totalmente desembolsados pela FUNDE.
Importa referir que o CEM prevê introduzir o ensino secundário a partir de 2026, consolidando ainda mais o seu compromisso com a formação de excelência.

Lourenço do Rosário, presidente da FUNDE

Rogério Chiau, director provincial da Juventude, Emprego e Desporto de Maputo

Girlane da Silva, presidente Conselho de Direcção do CEM