Aperto de mão (3)
Cornelder de Moçambique vai adquirir duas novas gruas de grande capacidade para o Porto da Beira
17/12/2025
Foto de família (9)
Universidade Politécnica assinala a quadra festiva com gesto solidário à Obra Dom Orione
19/12/2025
Aperto de mão (3)
Cornelder de Moçambique vai adquirir duas novas gruas de grande capacidade para o Porto da Beira
17/12/2025
Foto de família (9)
Universidade Politécnica assinala a quadra festiva com gesto solidário à Obra Dom Orione
19/12/2025
Standard Bank posiciona-se como parceiro estratégico para investimentos franceses no sector energético
Foto de família (8)

Foto de família (8)

O Standard Bank promoveu, recentemente, um encontro com uma delegação empresarial da Evolen e da Câmara de Comércio Moçambique-França, composta por líderes dos sectores de energia, engenharia e infra-estruturas. A missão, integrada por representantes seniores de empresas francesas, deslocou-se ao País para identificar oportunidades de negócio, compreender o ambiente de investimento e avaliar potenciais parcerias no mercado moçambicano.

O encontro permitiu ao Banco partilhar o seu conhecimento especializado sobre a dinâmica económica e os factores que moldam o sector energético, reforçando o seu papel na preparação e viabilização de projectos internacionais de grande escala.

Para o director da Banca Corporativa e de Investimentos do Standard Bank, João Guirengane, a visita desta delegação é mais um indicador da relevância de Moçambique no cenário energético global e reforça o papel do Banco como parceiro estratégico para viabilizar investimentos no País.

“Temos uma forte presença e profundo conhecimento do mercado moçambicano, bem como experiência no sector de energia. O Banco tem o objectivo de posicionar-se como um parceiro de confiança que facilita o matchmaking e colaboração entre empresas moçambicanas e operadores multinacionais”, explicou João Guirengane.

Na sua intervenção, o gestor sublinhou ainda que “parcerias como esta são fundamentais para transformar o potencial energético de Moçambique em crescimento económico e progresso social”, reafirmando o compromisso do Banco em apoiar a transformação deste potencial em desenvolvimento sustentável.

Durante a sessão, o Banco apresentou as perspectivas sobre a preparação de Moçambique para novos ciclos de investimento.

Por seu turno, Francis Parmentier, representante da delegação francesa, destacou o interesse crescente das empresas francesas no mercado moçambicano e o objectivo da visita, centrado em compreender o quadro legal e identificar condições para investir no País.

“Estamos aqui para perceber como investir em Moçambique e que parcerias locais são necessárias. Nos próximos anos, Moçambique deverá receber mais de 50 mil milhões de dólares em projectos, muitos deles com participação francesa, o que torna essencial maior clareza regulatória e parcerias sólidas, área em que o Standard Bank pode desempenhar um papel decisivo”, referiu.

Na ocasião, Gatien Fabre-Teste, empresário francês, realçou a pertinência do encontro e o valor das interacções estabelecidas com especialistas locais. “A sessão permitiu-nos estabelecer contactos com profissionais capazes de apoiar a nossa instalação e o nosso desenvolvimento no País, tanto no plano fiscal como no jurídico. Foi extremamente positivo reunir estas competências num único espaço”.

 

João Guirengane, director da Banca Corporativa e de Investimentos do Standard Bank (2)

João Guirengane, director da Banca Corporativa e de Investimentos do Standard Bank

Francis Parmentier, representante da delegação francesa

Francis Parmentier, representante da delegação francesa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gatien Fabre Teste, empresário francês

Gatien Fabre Teste, empresário francês

Foto de família (8)

Foto de família