
Cornelder de Moçambique reforça apoio às vítimas das cheias
02/02/2026
Parceria com Bayobab (Grupo MTN): Tmcel reforça qualidade das comunicações internacionais
11/02/2026Universidade Politécnica promove Feira Solidária em apoio às vítimas das cheias

Em resposta às recentes cheias e inundações que assolaram diversas regiões do País, a Universidade Politécnica realizou, sábado, 31 de Janeiro, no Campus de Maputo, uma Feira Solidária com o objectivo de angariar donativos e mobilizar a comunidade académica e a sociedade em geral em apoio às comunidades afectadas.
A iniciativa, de carácter desportivo, musical e cultural, reuniu estudantes, docentes, colaboradores, organizações e artistas num ambiente de partilha e solidariedade, reforçando o compromisso da Universidade Politécnica com as causas sociais e humanitárias.
Os donativos arrecadados serão, posteriormente, entregues aos organismos competentes, para apoiar as acções de assistência às populações afectadas.
Na sua intervenção, o reitor da Universidade Politécnica, Augusto Jone Luís, realçou a forte adesão à iniciativa, que, na sua opinião, constitui um testemunho de que a universidade não é apenas um centro de saber-fazer, mas, acima de tudo, “um espaço de saber ser e estar, de promoção de valores como a solidariedade, a compaixão e o humanismo”.
Por seu turno, a directora de Desporto, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Politécnica, Paula Lobo, explicou que o evento teve como principal objectivo “transformar a empatia em acção concreta, garantindo apoio às vítimas que enfrentam enormes desafios no processo de reconstrução das suas vidas”.
Intervindo igualmente no evento, o presidente da Associação de Basquetebol Recreativo da Cidade de Maputo, Anísio Machava, destacou a importância da iniciativa e manifestou satisfação pela participação da sua agremiação.
“Sentimo-nos honrados pelo convite da Universidade Politécnica. Estamos aqui como atletas e estudantes para apoiar esta nobre causa. Agradecemos a todos os que aderiram a esta nobre iniciativa”, afirmou.
A Feira Solidária contou ainda com a participação activa da comunidade académica e do público em geral, que se juntaram num gesto colectivo de apoio às vítimas das cheias, reforçando o papel da Universidade Politécnica como uma instituição comprometida com o desenvolvimento humano e a responsabilidade social.

Ponto de entrega

Augusto Jone Luís, reitor da Universidade Politécnica

Quadros e dirigentes da universidade

Hanika Carlos – Participante

Actividades recreativas

Momento de jogos



