Momento do brinde (1)
Standard Bank encerra em apoteose comemoração dos 130 anos
22/08/2025
Aperto de mão (2)
Responsabilidade social do Standard Bank: Mais de 300 famílias beneficiam de água potável em Savane
25/08/2025
Momento do brinde (1)
Standard Bank encerra em apoteose comemoração dos 130 anos
22/08/2025
Aperto de mão (2)
Responsabilidade social do Standard Bank: Mais de 300 famílias beneficiam de água potável em Savane
25/08/2025
Work4Progress já beneficiou mais de 40 mil pessoas
Rosânia da Silva, directora executiva da FUNDE 1 (1)

Rosânia da Silva, directora executiva da FUNDE 1 (1)

A iniciativa Work4Progress – Inovação para a Promoção do Emprego, promovida pela Fundação “la Caixa” e coordenada em Moçambique pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), com vista à promoção do emprego e ao aumento dos rendimentos de mulheres e jovens de sectores vulneráveis, tem registado resultados encorajadores desde a sua implementação no País, em 2018, tendo beneficiado, directa e indirectamente, mais de 40 mil pessoas.

Até ao momento, o programa permitiu o desenvolvimento de 223 protótipos e a criação de cerca de 65 mil empregos e projectos com impacto positivo, contribuindo para a melhoria das condições de vida e para a promoção da inovação social em diversas comunidades, impulsionando oportunidades de geração de rendimento sustentável e soluções adaptadas às questões climáticas.

Conforme explicou a directora executiva da FUNDE, Rosânia da Silva, “o grande diferencial do Work4Progress reside no facto de o programa partir da auscultação das comunidades, criar soluções em conjunto com elas e garantir condições para que se tornem auto-sustentáveis, através de metodologias de prototipagem e formação contínua”.

A responsável destacou ainda que a iniciativa aposta em cadeias de valor inovadoras, como a da moringa, que pode ser explorada desde a produção até à transformação, oferecendo novas oportunidades de rendimento para as comunidades.

Em Moçambique, o programa actua em Cabo Delgado e Sofala, em parceria com organizações da sociedade civil como CESAL, Ayuda em Acción, GAPI e Enraiza Derechos, que integram a rede Work4Progress Moçambique, em articulação com outras organizações locais, universidades públicas e privadas, bem como o sector público.

Rosânia da Silva falava, recentemente, durante o seminário de reflexão sobre a plataforma Work4Progress Moçambique, realizado em Maputo, sob o lema “Pelo Fortalecimento do seu Ecossistema e Estabelecimento de Parcerias e Sinergias”.

Na ocasião, sublinhou que “após este ciclo, o passo seguinte será reforçar a auscultação das comunidades, para que as soluções respondam às suas verdadeiras prioridades e assegurem, pelo menos, um salário digno e sustentável para os beneficiários”.

Com uma abordagem laboratorial e inovadora, o Work4Progress em Moçambique afirma-se como um programa de referência na criação de emprego de qualidade, na valorização da cultura empreendedora e no estímulo ao desenvolvimento económico inclusivo, consolidando-se como uma plataforma que aposta na co-criação com as comunidades e na sustentabilidade a longo prazo.

Promovida pela Fundação ”la Caixa” (Espanha), a plataforma projecto Work4Progress – Inovação para a Promoção do Emprego é um programa pioneiro desenvolvido na Índia, Moçambique, Colômbia e Peru.

 

Rosânia da Silva, directora executiva da FUNDE (2)

Rosânia da Silva, directora executiva da FUNDE

 

Momentos de interacção entre participantes

Momentos de interacção entre participantes

Interacção entre participantes

Interacção entre participantes