• pt
A Acto simbolico de entrega
Natal Solidário da Tmcel conforta doentes do Hospital Psiquiátrico de Infulene
20/12/2021

Conhecidas as três PME vencedoras do concurso “Acelere o Seu Negócio”

Joao Guirengane Director da Banca de clientes comerciais do Standard Bank 2

Joao Guirengane Director da Banca de clientes comerciais do Standard Bank 2

As Pequenas e Médias Empresas (PME) Technoplus, MOBI e Papers & Services – Infotech foram, segunda-feira, 20 de Dezembro, em Maputo, anunciadas como as grandes vencedoras das três categorias do concurso “Acelere o Seu Negócio”, promovido pelo Standard Bank.

À empresa vencedora da primeira categoria, Technoplus, coube o prémio de dois milhões de meticais. Por sua vez, a vencedora da segunda categoria, MOBI, ficou com sete milhões, enquanto isso, a Papers & Services – Infotech arrecadou nove milhões de meticais, como vencedora da terceira categoria da competição. As três empresas vencedoras vão participar na última fase do concurso, na qual vão beneficiar de mentoria, por um período de 12 meses, visando a validação de ideias, troca de experiências e monitoria para a devida aplicação do prémio.
Intervindo no decurso da cerimónia de premiação, João Guirengane, director da Banca de Clientes Comerciais do Standard Bank, considerou que o banco saiu igualmente a ganhar com esta iniciativa, pois aprendeu imenso com as experiências partilhadas pelas empresas, durante várias fases do concurso.
“Espero que surjam parcerias a partir da interação entre as PME, que deram corpo a este concurso, e que não se limitem, simplesmente, aos três prémios que foram atribuídos. Este foi um dos maiores e mais abrangentes concursos para PME moçambicanas e acredito que conseguimos esta proeza”, referiu.
Os prémios, no valor total de 18 milhões de meticais irão, certamente, segundo enfatizou João Guirengane, contribuir para o crescimento das PME, sem nenhuma contrapartida: “Os vencedores vão embarcar numa viagem de 12 meses, durante a qual vão vivenciar experiências nunca antes imaginadas, visando elevar os seus negócios para um alto nível de desempenho”, frisou.
O anúncio dos vencedores do concurso ocorre numa altura marcada pela eclosão da quarta vaga da pandemia do coronavírus, o que para João Guirengane vai, mais uma vez, concorrer para o estrangulamento das PME, daí que o concurso constituiu na resposta do banco aos desafios impostos por esta crise sanitária pública. Emocionada, a representante da Technoplus, Sázia de Sousa, considerou, na ocasião, que participar no concurso foi uma boa experiência: “Já me considerava vencedora, mesmo antes de ter sido anunciada, porque aprendi muito com os outros concorrentes e pela oportunidade de ter tido acesso a várias ferramentas. Este prémio será um reforço para a Technoplus, próximo ano”. Por sua vez, a representante da MOBI, Heleen Henriques, disse que a empresa tem estado a trabalhar, arduamente, ao longo dos dez anos da sua existência, pois trilhar o caminho do empreendedorismo, em Moçambique, é ainda muito difícil: “O empreendedor tem que abrir uma empresa, enfrentar várias barreiras e ultrapassá-las. O concurso deu-nos forças para continuar e perceber que não estamos sozinhos nesta empreitada. Não tínhamos, na MOBI, um plano de negócios no papel, mas já o temos”, indicou. Por último, o representante da empresa Papers & Services – Infotech, Yassfir Miá, disse que a expectativa é de que o prémio sirva de trampolim para a empresa fazer muito mais e melhor. Para o efeito, conta já com um plano de crescimento de negócio, que pretende implementá-lo dentro de curto espaço de tempo.
Importa realçar que o Standard Bank, ao promover este concurso, pretende aproximar-se ainda mais às PME moçambicanas, bem como contribuir para o crescimento do negócio destas, através do fornecimento de fundos de investimento de capital.
Heleen Henriques Representante da MOBI

Heleen Henriques Representante da MOBI

Joao Guirengane Director da Banca de clientes comerciais do Standard Bank 2

Joao Guirengane Director da Banca de clientes comerciais do Standard Bank 2

Sazia de Sousa Representante da Technoplus

Sazia de Sousa Representante da Technoplus

Yassfir Mia Representante da Papers Services – Infotech

Yassfir Mia Representante da Papers Services – Infotech