• pt
Administracao da vacina contra a Covid 19 2
Standard Bank aposta na imunização contra a Covid-19
15/07/2021
Vacinacao Cornelder
Cornelder Moçambique vacina trabalhadores
22/07/2021

FIPAG lança campanha “Fuga Zero”

Identificacao de fugas

Identificacao de fugas

O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) – Região Metropolitana de Maputo lançou, sábado, 10 de Julho, na província de Maputo, uma campanha denominada “Fuga Zero” e que tem por objectivo a identificação, registo e reporte de fugas pelas equipas de reparação, na área operacional que compreende a Matola e Matola-Rio e a respectiva reparação de cerca 300 fugas.

Trata-se de uma campanha com o slogan “Meu bairro livre de fugas”, inserida no Programa Acelerado e Integrado de Redução de Perdas (PAIRP), no seu segundo pilar, que visa a redução de perdas físicas de água em 33 por cento, durante a vigência do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024.

O director de Distribuição em Baixa, João Francisco, explicou que a operação abarca as áreas do comité fase 1, nos bairros com maior incidência de fugas, nomeadamente, Matola A, Matola C, Fomento, Infulene A, Machava Sede, T3, Patrice Lumumba, Tchumene e a segunda fase que vai compreender a cidade de Maputo, nos bairros de Maxaquene A e B, Polana Caniço, Costa de Sol, Inhagoia, Luís Cabral e Xipamanine.

“O nosso objectivo é ver os bairros secos. O que queremos transmitir aos clientes é que estamos preocupados com este assunto. Em termos de resultados esperados, pretendemos reparar cerca de 300 fugas e, em termos de ganhos, esperamos reverter cerca de 5 mil metros cúbicos de água, neste exercício”, referiu João Francisco.

Num outro desenvolvimento, João Francisco justificou que a escolha da área operacional da Matola, para o arranque da campanha “Fuga Zero” tem a ver com o crescimento nos últimos anos dos bairros em expansão e com a entrada em funcionamento dos Centros Distribuidores de Boane, Matola-Rio e Tsalala, traduzindo-se, deste modo, em maior índice de água não facturada com perdas físicas.

“Estamos a trabalhar na substituição da rede e requalificação dos ramais que começam a mostrar problemas de qualidade nesta fase, porque estão localizados nas zonas periurbanas devido à erosão e transitabilidade das viaturas que danificam a rede de distribuição de água. Esperamos que, com o final deste trabalho, a imagem do bairro e da instituição seja melhorada”, concluiu João Francisco.

Importa referir que a campanha “Fuga Zero” decorrerá durante os finais de semana e será implementada por técnicos do FIPAG-Região Metropolitana de Maputo e as estruturas dos bairros que servirão de guias na identificação das fugas.

Identificacao de fugas

Identificacao de fugas

Joao Francisco director de Distribuicao em Baixa

Joao Francisco director de Distribuicao em Baixa

Momento de intervencao nas fugas

Momento de intervencao nas fugas

Reparacao fugas

Reparacao fugas