• pt
ICM e Gapi 1
ICM e Gapi dinamizam a cadeia de comercialização agrícola
20/04/2021
Narciso Matos reitor da Universidade Politecnica 2
Moçambique não possui uma estratégia de internacionalização do seu sistema de ensino superior
03/05/2021

Governo aprimora políticas para industrialização

Seminario Economico sobre Industrializacao

Seminario Economico sobre Industrializacao

O Governo moçambicano compromete-se a continuar a aprimorar as políticas fiscais, monetárias e sectoriais, bem como a investir em infraestruturas de logística e na melhoria do acesso e da qualidade de energia eléctrica com vista a promover a industrialização no País, estimulando, dessa forma, a produção nacional e a substituição das importações, o que irá concorrer para a diversificação da economia.

Esta garantia foi dada na segunda-feira, 19 de Abril, pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, na cerimónia de abertura do “Seminário Económico”, organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio com o objectivo de reflectir sobre os mecanismos de industrialização no País, bem como colher subsídios para o aprimoramento da Estratégia Nacional de Industrialização.

Conforme explicou Carlos Agostinho do Rosário, ao priorizar a industrialização, o Governo pretende criar condições para que o País aumente a produção de produtos manufacturados de maior valor acrescentado e deixe de depender da produção de produtos primários.

Pretende, ainda, criar oportunidades para o aumento da exportação de produtos manufacturados, assim como para a substituição das importações destes produtos, gerando ganhos e poupança em moeda externa.

“Acreditamos que, ao promover a industrialização, estaremos a diversificar a nossa economia, a dinamizar a transformação local dos recursos naturais, assim como a gerar mais oportunidades de emprego e renda, sobretudo para jovens e mulheres”, disse o Primeiro-Ministro.

Para o alcance deste desiderato, segundo Carlos Agostinho do Rosário, o Governo tem concebido e implementado iniciativas de política económica visando o desenvolvimento da cadeia de valor de diferentes sectores, com destaque para os da agricultura, pescas, recursos minerais e florestais.

No sector da agricultura, por exemplo, “temos vindo a apostar no agro-processamento de modo a fortalecer as ligações entre este (sector) e a indústria, contribuindo para a redução de perdas pós-colheita e melhorando a conservação e a qualidade dos produtos agrários”.

Relativamente ao processo de aprimoramento da Estratégia Nacional de Industrialização, o Primeiro-Ministro explicou que o mesmo visa dinamizar o sector, vital para a diversificação e crescimento da economia. “Temos como objectivo primordial assegurar o realinhamento do processo de planeamento estratégico e operacional em torno da industrialização. Pretendemos assegurar que haja maior eficácia nas nossas intervenções, através de uma abordagem holística e integrada, com a identificação das acções concretas que cabem a cada um dos intervenientes dos diferentes sectores (público e privado)”.  

Por seu turno, o ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, referiu que o seminário, que decorreu sob o lema “Industrialização Integrada: Alinhamento Estratégico e Operacional”, enquadra-se nos esforços do Governo com vista ao cumprimento dos objectivos do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024, concretamente no que diz respeito ao desenvolvimento económico e social do País, através da transformação e modernização do modo de organização da produção e do comércio.

“Pretende-se que se faça uma abordagem integrada sobre o desenvolvimento industrial, colhendo pontos de vista de empresários, gestores públicos e privados sobre os factores determinantes para o processo de crescimento económico, com foco na melhoria da articulação entre vários sectores e níveis de decisão, capacitação dos recursos humanos, melhoramento das infraestruturas de energia e de transporte, bem como na mobilização estrutural de financiamento privado”.

Carlos Agostinho do Rosario Primeiro Ministro

Carlos Agostinho do Rosario Primeiro Ministro

Carlos Mesquita ministro da Industria e Comercio

Carlos Mesquita ministro da Industria e Comercio

Participantes

Participantes

Seminario Economico sobre Industrializacao

Seminario Economico sobre Industrializacao