• pt
Costa do Sol equipa vencedora
Costa do Sol vence Taça de Moçambique-mcel 2017
30/10/2017
Cerimónia de lançamento da 1ª pedra para a construção do novo edificio da TVM
TVM beneficia de três novos estúdios digitais, salas técnicas e de trabalho
31/10/2017

Harlem Globetrotters ajudaram a dizer não aos casamentos prematuros

Demostração de jogos 1

O pavilhão do Maxaquene foi palco, no sábado, 28 de Outubro, de uma sessão de demonstração de basquetebol, promovida pela organização não governamental World Vision, no âmbito da sua campanha de angariação de fundos e apoio para a implementação dos seus projectos humanitários.

O evento contou com a participação de três elementos da equipa de basquetebol profissional norte-americana Harlem Globetrotters, famosa pelas suas habilidades na modalidade e que já fez mais de 25 mil apresentações em mais de 118 países.

Para além de brindar o público com demonstrações de habilidades, o trio participou num desafio de lançamentos ao cesto, do qual se saiu vencedor diante de uma equipa constituída por igual número de jogadores moçambicanos.

Os três elementos da equipa norte-americana, nomeadamente Hoops Green, Zues McClurkin e Anthony Buckets, permaneceram no País por um período de 10 dias, a maior parte dos quais passados em alguns pontos da província de Gaza, onde a World Vision desenvolve as suas actividades em áreas ligadas à educação, saúde, saneamento, entre outras.

De acordo com Eleutério Fenita, director para a área de Advocacia e Justiça da Criança da World Vision, “em Gaza, os Harlem Globetrotters puderam testemunhar os avanços que temos estado a registar nos últimos anos no que diz respeito à promoção do bem-estar da criança, embora ainda persistam muitos desafios”.

“Essa foi uma das razões por que convidámos os Harlem Globetrotters para conhecer a nossa realidade e os desafios que ainda temos pela frente, tais como as altas taxas de casamentos prematuros e de abandono escolar, etc. Eles regressam ao seu país como embaixadores da boa-vontade da criança moçambicana”, explicou o director para a área de Advocacia e Justiça da Criança da World Vision.

Por seu turno, o director nacional para a área dos Desportos, Francisco José da Conceição, referiu que a vinda dos Harlem Globetrotters ao nosso País vai ajudar a disseminar a mensagem sobre a necessidade de a sociedade promover e defender os direitos da criança.

Para além disso, Francisco José da Conceição realçou a importância de envolver os fazedores do desporto, neste caso os Harlem Globetrotters, nesta iniciativa, que vai, de certa forma, “contribuir para a redução das taxas de abandono escolar e de casamentos prematuros nas comunidades”.

Já o porta-voz dos Harlem Globetrotters, Anthony Buckets chamou à atenção para a necessidade do envolvimento de todos os segmentos da sociedade moçambicana para o sucesso desta luta.

“Cada um de nós pode dar o seu contributo na luta contra os casamentos prematuros e outros males que comprometem o crescimento são das crianças”, considerou Anthony Buckets, que apelou às entidades governamentais, e não só, a apostarem na massificação do desporto através da construção de infra-estruturas para a sua prática nas comunidades.

“As crianças devem fazer o que gostam, sem nenhuma pressão. Construir um campo para a prática do desporto, por exemplo, é uma forma de as afastar das drogas, do álcool e de outros males”, defendeu o porta-voz dos Harlem GlobeTrotters.

Importa referir que este evento foi organizado com o apoio de diversos parceiros, dentre os quais o Standard Bank, que tem a criança no centro das suas actividades de responsabilidade social, razão pela qual apoiou esta iniciativa que está centrada no desenvolvimento de acções humanitárias em prol de crianças desfavorecidas.

 

Demostração de jogos 1

Demonstração de jogos

 

Demostração de jogos

Demonstração de jogos

 

 

Anthony Buckets Porta voz dos Harlem GlobeTrotters

Anthony Buckets Porta voz dos Harlem GlobeTrotters

 

Francisco José da Conceição Director Nacional da Área dos Desportos

Francisco José da Conceição Director Nacional da Área dos Desportos

 

Eleutério Fenita Director para a Área de Advocacia e Justiça da Criança da World Vision

Eleutério Fenita Director para a Área de Advocacia e Justiça da Criança da World Vision