• pt
Luís Magaço Presidente do Pelouro de Política Financeira da CTA
Lei de Garantias Mobiliárias em vista
03/08/2016
Kekobad Patel Membro do Conselho de Administraçao da MCNet
Para acabar com a corrupção: Despachantes exigem integração de Ministérios na Janela Única
11/08/2016

Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro: Edmilsa Governo é uma das grandes apostas para Moçambique

Preparaçao da atleta Edmilsa Governo para os jogos paralímpicos 1

A atleta moçambicana Edmilsa Governo intensifica a sua preparação, tendo em vista a participação nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016, que terão lugar entre os dias 7 e 18 de Setembro do ano em curso naquela cidade brasileira.

A preparação de Edmilsa Governo, que representará o nosso País nas corridas dos 100, 200 e 400 metros, na classe T-12, decorre na cidade de Maputo, concretamente na pista anexa do Estádio Nacional do Zimpeto, sob orientação do treinador Narciso Faquir. 

Com 18 anos de idade, Edmilsa Governo conta no seu palmarés com mais de 46 medalhas conquistadas, entre as quais 25 de ouro. É ainda considerada a melhor atleta moçambicana da actualidade, sendo detentora dos recordes africanos nas especialidades dos 100, 200, 400 e 800 metros, fixados em 12.70 segundos, 25.62 segundos, 56.62 segundos e 2.20 minutos, respectivamente.

Na última edição dos jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada entre 17 e 24 de Julho em Cabo Verde, Edmilsa Governo arrecadou três medalhas de ouro, correspondentes às corridas dos 100, 200 e 400 metros.

Sobre os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, a atleta referiu que “neste momento estou focada no meu trabalho por forma a alcançar bons resultados e a melhorar as minhas marcas. Penso sempre positivamente”, disse. “Pelos resultados que tenho obtido nas provas em que tenho participado, tenho a certeza que vou superar os meus recordes africanos”, acrescentou, assumindo que a sua maior aposta é a corrida dos 400 metros na qual conseguiu, ainda este ano, baixar os tempos em dois segundos.

Sobre a possibilidade de subir ao pódio em qualquer uma das três corridas, Edmilsa Governo confessou que “vou com vontade de ganhar e espero que consiga. Tenho fé”.

A preparação da atleta conta com um importante apoio da Odebrecht Moçambique, no âmbito do seu programa de responsabilidade social, sobre o qual seu treinador, Narciso Faquir, referiu que “esse apoio da Odebrecht é um contributo de fundamental importância para a realização do sonho olímpico”. Acrescentou ainda que “o meu maior objectivo é preparar Edmilsa para subir ao pódio. Em todas as provas em que competimos, nunca regressámos ao País sem nenhuma medalha, pelo que a nossa ambição é de subir ao pódio”.

“Gostaria que outras instituições e empresas moçambicanas, e não só, seguissem este exemplo da Odebrecht de apoiar e apostar no desporto paralímpico. Se todos uníssemos esforços em prol desta causa, acredito que os atletas conseguiriam melhores resultados e, desta forma, teriam melhor rendimento”, apelou Narciso Faquir.

 

Preparaçao da atleta Edmilsa Governo para os jogos paralímpicos 1

Preparação da atleta Edmilsa Governo para os Jogos Paralímpicos

 

 

Edmilsa Governo atleta paralímpica

Edmilsa Governo atleta paralímpica

 

Narciso Faquir Treinador

Narciso Faquir Treinador

 

Preparaçao da atleta Edmilsa Governo para os jogos paralímpicos

Preparação da atleta Edmilsa Governo para os Jogos Paralímpicos