• pt
Crisália Sabonete, oradora da Universidade Politecnica
Docente da Politécnica aponta inclusão digital como principal desafio do ensino remoto
29/09/2020
Monica Macamo directora do Capital Humano do Standard Bank
Standard Bank promove partilha de experiências inovadoras e parcerias entre mulheres empreendedoras
01/11/2020

Jossias Filipe contribui para a compreensão da história do país

Assinatura de autografos

Assinatura de autografos

O historiador e diplomata Jossias Filipe lançou, quarta-feira, 28 de Outubro, em Maputo, o seu novo livro intitulado “1885-2015 Momentos, Factos e Posicionamentos’’, com o propósito de contribuir para a compreensão da história recente de Moçambique.

O livro, patrocinado pela Moçambique Telecom (Tmcel), abarca o período entre 1885 e 2015, no qual o autor aborda momentos em que ocorreram factos que determinaram diferentes posicionamentos dos fazedores de política e não só.

Trata-se de uma obra recomendada como material de apoio na leccionação da história de Moçambique a todos os níveis, sendo, igualmente, um ponto de partida para que estudos pormenorizados possam ser desenvolvidos.

Usando da palavra, durante a cerimónia de lançamento da obra, o presidente do Conselho de Administração da Tmcel, Mahomed Rafique Jusob, referiu que a empresa que dirige associou-se a este projecto de impacto imensurável para a história do país, no quadro do compromisso que assumiu no apoio à cultura e educação.

“Hoje, volvidos vários anos, é notável o crescimento qualitativo do envolvimento da Tmcel nesta vertente, tornando-se já parceira e parte relevante da dinâmica literária e da cultura nacional, mantendo e alargando o espaço de debate e de interpretação da literatura e arte contemporâneas moçambicanas”, enfatizou.

Por sua vez, o autor do livro disse estar na origem da obra o facto de a história recente do país estar cheia de episódios marcantes que precisam de ser conhecidos, analisados e estudados por todos, na perspectiva de se obter conhecimento histórico orientador.

“Produto de muita informação que circula na sociedade é importante que seja possível encontrar um momento para que nós possamos analisar o que ouvimos, o que lemos e o que vemos, de modo a que no final a verdade histórica, a verdade orientadora, se mantenha em nós”, frisou.

Na sua breve apresentação do livro, o reitor da Universidade Joaquim Chissano, José Magode, considerou que a obra representa um contributo para a compreensão da história contemporânea do país, com referência aos quadros económico, político e social das motivações e estratégias de diversos actores sociais e políticos como sujeitos de momentos, factos e posicionamentos no processo.

“Escrito em linguagem clara e na base do acervo documental de suporte à análise histórica, a obra de Jossias Filipe revela ser, em ciências sociais, uma referência para estudantes, docentes, investigadores e o público em geral, para a percepção das dinâmicas em Moçambique em interação com o mundo”, concluiu José Magode.

Importa realçar que, para além da Tmcel, a obra “1885-2015 Momentos, Factos e Posicionamentos”, contou com o apoio do BCI-Banco Comercial e de Investimentos e da Universidade Joaquim Chissano.

 

Assinatura de autografos

Assinatura de autografos

Jose Magode Reitor da Universidade Joaquim Chissano

Jose Magode Reitor da Universidade Joaquim Chissano

Mahomed Rafique Jusob PCA da Tmcel 2

Mahomed Rafique Jusob PCA da Tmcel 2

Mahomed Rafique Jusob PCA da Tmcel

Mahomed Rafique Jusob PCA da Tmcel

Participantes

Participantes