• pt
Gapi 3.jpg
Boane é o município pioneiro: Governo, OIT e Gapi juntos na organização de comércio informal para reforçar assistência social
21/12/2020
Tmcel
Dia dos Namorados prolongado até 21 de Fevereiro
15/02/2021

LAM realiza contínua desinfecção a bordo dos aviões

LAM

LAM

Agora, mais do que nunca, a importância do ar puro nas aeronaves é um factor decisivo para quem viaja de avião.
Daí que, desde o início da pandemia da Covid-19, a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, companhia de bandeira nacional, tem vindo a  desenvolver uma contínua actividade de desinfecção a bordo dos aviões, de modo a impedir eventuais efeitos da propagação do coronavírus. Esta desinfecção é feita em todas as escalas e pernoitas.
“Podemos assegurar que o ar que os nossos passageiros respiram dentro dos nossos aviões é quase tão puro tanto quanto aquele que se respira dentro das nossas casas. Quando passa pelos filtros é completamente renovado, num processo de elevado padrão  de oxigenação que o mantém sempre puro e apropriado para a respiração humana”, assegura o Director Geral da LAM, João Pó Jorge.
Com efeito, a LAM tem vindo a seguir, com muito rigor, as recomendações das autoridades nacionais de Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), no que respeita aos protocolos de saúde e segurança a bordo dos aviões:
“As nossas equipas de limpeza das aeronaves são treinadas para atender aos mais altos padrões de limpeza e oferecer aos nossos clientes uma experiência segura e confortável a bordo”, acrescentou o Director Geral da companhia.
A LAM usa um desinfectante de alto grau, classificado para combater muitas doenças transmissíveis.
Por outro lado, os filtros de ar HEPA (“High Efficiency Particulare Arrestance”, isto é, Alta Eficiência na Retenção de Partículas), usados a bordo dos aviões, extraem mais de 99,7% dos vírus e bactérias no ar e promovem renovação do ar a cada três minutos.
Segundo foi explicado pela Direcção Geral da LAM, após o voo, são limpas as partes da cabine que são frequentemente manuseadas, dentre as quais os lavatórios, incluindo portas, botão de descarga, torneiras, latas de lixo, os encostos dos assentos, mesinhas e braços de poltrona, as maçanetas dos bagageiros superiores, os botões de control de luz, de vento e de chamada de comissários e hospedeiras, os cintos de segurança, a protecção removível da parte superior dos assentos, bem como as janelas e persianas das janelas.
Para este tipo de desinfecção a bordo dos aviões da LAM, tem sido usada a desinfecção a álcool a 70% e “netbiokem”, um produto específico para as aeronaves, recomendado pelos fabricantes das mesmas.
Em todos os voos, a companhia mantém o equipamento de ar-condicionado a bordo de aeronaves a funcionar adequadamente, de modo a purificar o ar a todo o instante, para salvaguardar a saúde e segurança de todos os passageiros e sua tripulação.

LAM